Presidente do Coren/SC reforça necessidade de contratar profissionais de Enfermagem para Hospital Universitário

O déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU), com sede em Florianópolis, foi a principal pauta da reunião entre representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e da Direção do Hospital.

“Manifestamos nossa preocupação com o subdimensionamento, pois gera sobrecarga de trabalho aos profissionais de Enfermagem e consequentemente prejudica a assistência prestada. Percebemos no Hospital Universitário alto índice de absenteísmo, provavelmente relacionado a esse desgaste profissional”, explanou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

O Diretor Geral do Hospital, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva, esclareceu que a administração do Hospital deve ser assumida em breve pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que há previsão da Ebserh realizar Concurso Público até junho deste ano com contratações na sequência, havendo reequilíbrio do quantitativo de profissionais progressivamente. Em relação ao alto índice de afastamentos, o Diretor do Hospital informou que prevê ainda a realização de processo seletivo para reposição temporária.

Sobre a jornada de trabalho, a Presidente do Coren/SC expressou a necessidade de manter a carga horária em 30 horas semanais dos profissionais de Enfermagem, conforme Portaria Normativa nº 61/2015/GR. “A jornada de trabalho de 30 horas semanais é recomendada tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como a mais adequada para assistência segura e de qualidade”, reforçou a Presidente do Coren/SC. O Diretor do Hospital Universitário informou que os funcionários do HU serão cedidos para a Ebserh e que o HU deve continuar com as 30h, já os novos contratos deverão ser firmados com 36h por semana.

O Coren/SC afirmou que acompanhará este período de transição e logo que a Ebeserh assumir, fará nova fiscalização para avaliar o dimensionamento, orientar para a legislação da Enfermagem e sensibilizar para a implantação da jornada de trabalho em 30h semanais também para os novos trabalhadores.

IMG-20160315-WA0000Além da Presidente do Coren/SC e do Diretor Geral do Hospital, participaram da reunião: a Diretora de Enfermagem do Hospital, Enfermeira Dra. Eliane Matos; a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan; a Enfermeira Fiscal do Coren/SC, Mariana Zabotti da Silva; a advogada do Coren/SC, Grasiela Sbardelotto e o Assessor do Departamento Jurídico do Coren/SC, Antônio Carlos da Silva.