Projeto Primeira Inscrição: Estudantes de Graduação em Enfermagem da Uniasselvi entregam documentação para receber a Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura

Dos 19 acadêmicos de Enfermagem da última fase do curso de graduação da Uniasselvi, de Blumenau, 13 se interessaram em receber já no dia da formatura a Carteira de Identidade Profissional.

A entrega da Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura faz parte das ações do Projeto Primeira Inscrição, lançado em outubro pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

O Projeto foi apresentado aos acadêmicos na Uniasselvi na quinta-feira (10 de dezembro) com palestra da Enfermeira Fiscal do Coren/SC Francine Evaldt e da Auxiliar Administrativa Tamara Churkin. Durante a palestra, as profissionais do Coren/SC abordaram: competências de cada órgão representativo da Enfermagem (ABEn-SC, Sindicato, Cofen e Coren/SC); legislação pertinente à Enfermagem, destaque para a Lei nº 7.498/1986, que regulamenta a profissão, e a Resolução Cofen nº 311/2007, que dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; e orientações sobre como proceder para se inscrever no Conselho, tipos de inscrições no Coren e sua obrigatoriedade. A Enfermeira Fiscal do Coren/SC relatou ainda sobre o trabalho desenvolvido pelo Coren/SC na região da Subseção Blumenau, que contempla 47 municípios.

“Com a palestra aproximamos os futuros profissionais do Coren, fazendo eles se perceberem como20151210_192750 parte do Conselho e das responsabilidades que têm enquanto Enfermeiros. Dirimimos as dúvidas dos estudantes de Enfermagem e aumentamos a compreensão acerca do papel do Coren/SC e de cada profissional na defesa de um cuidado de qualidade e seguro, e principalmente da importância da mobilização contínua em prol da valorização da Enfermagem”, frisou a Enfermeira Fiscal Francine.

Orientados previamente pelos professores e coordenação do Curso, a maioria dos acadêmicos já levou a documentação necessária para requerer inscrição no Coren/SC, como a acadêmica Juliete da Silveira Steffan. “Foi uma palestra bastante esclarecedora. Trabalho como Técnica de Enfermagem há 9 anos em um hospital privado da região e pretendo continuar a atuar lá como Enfermeira”, avaliou.

20151210_204320

O Projeto Primeira Inscrição apresenta como principal objetivo otimizar o processo para inscrição no Coren/SC, além de destacar a importância do exercício ético-profissional.