Curso de aperfeiçoamento em Imobilização Ortopédica atende demanda para qualificação da assistência em Enfermagem

Desde abril de 2012, os profissionais de Enfermagem contam com a Resolução Cofen nº 422/2012, que estabelece que a assistência de Enfermagem em Ortopedia e os procedimentos relativos à imobilização ortopédica poderão ser executados por profissionais de Enfermagem devidamente capacitados.

A capacitação deve ser comprovada mediante apresentação ou registro, ao Conselho Regional da jurisdição a que pertence o profissional de Enfermagem, de certificado emitido por instituição de ensino, especialmente credenciada pelo Ministério da Educação ou concedido por Sociedades, Associações ou Colégio de Especialistas da Enfermagem ou de outras áreas do conhecimento.

Diante da percepção de poucos cursos de formação na área de imobilização ortopédica e da necessidade de oferecer assistência de Enfermagem segura e de qualidade, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, conversou com a Analista Estadual de Eixo Ambiente e Saúde do Senac, Enfermeira Msc. Daniella Regina Farinella Jora.

Com o objetivo de atender a demanda do mercado em Santa Catarina, o Senac desenvolveu o curso de aperfeiçoamento em Imobilização Ortopédica. O curso visa aprimorar a atuação do profissional de forma a aperfeiçoar Técnicos de Enfermagem para atuar nas salas ortopédicas, realizando imobilização gessada e não gessada.

O curso articula conhecimentos, habilidades e valores/atitudes essenciais no processo de trabalho em Imobilização Ortopédica. “Os alunos terão significativa carga horária de atividade prática, que contempla: organizar o ambiente de trabalho, testar os materiais, aplicar técnica de imobilização gessada e não gessada, aplicar técnica de remoção de gesso e tala, bem como orientar o paciente ou acompanhante sobre cuidados com a imobilização, tornando o processo de assistencial humanizado”, informou a Enfermeira Msc. Daniella Regina Farinella Jora.

Os interessados no curso podem buscar mais informações no site www.sc.senac.br, menu Cursos Livres.

Fonte: Coren/SC e Senac