Conselheiras do Coren/SC participam do IX Cobeon e III Cieon

De 2 a 4 de dezembro, as Conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Evangelia Kotzias Atherino dos Santos e Rafaela Serpa participaram do IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cobeon) e do III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cieon), realizados no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

O evento com cerca de 1.300 participantes teve como tema central “Enfermagem Obstétrica e Neonatal: impactos, conquistas e desafios à saúde sexual e reprodutiva para uma maternidade segura e prazerosa”.

Durante o evento, foram realizadas conferências, sessões coordenadas, apresentação de temas livre, reuniões de interesse, sessão de premiação de trabalhos, e também atividades de cunho sociocultural. Também teve sessão de lançamento de livros, sendo lançados os seguintes livros: “Tulipas Formosas: Dialogando sobre a Saúde da Mulher no Brasil”, de autoria de Dra. Rejane Marie Barbosa Davim e Dr. Richardson Augusto Rosendo da Silva, e o livro “Parto Natural: Mesmo após uma cesárea”, de autoria de Hélène Vadeboncoeur. As conselheiras participaram integralmente das atividades programadas, incluindo a solenidade de abertura:

Evangelia 3

Solenidade de abertura: Conselheira do Coren/SC Evangelia Kotzias Atherino dos Santos; Presidente do Coren/Seção Rio de Janeiro, Dra. Maria Antonieta RubioTyrrel; e Conselheira Rafaela Serpa do Coren/SC

No dia 4 de dezembro, das 10h30min às 12h30min, a Conselheira Evangelia participou da mesa-redonda “Desmedicalização e Tecnologias de Cuidado em Enfermagem Obstétrica- caminhos para o fortalecimento da autonomia das(os) enfermeiras(os) e da mulher noprocesso de parto e nascimento”.

Tema. 1 – Desmedicalização e Tecnologias de Cuidado em Enfermagem Obstétrica. Debatedora: Jane Márcia Progianti (Enferrmeira/ Doutora em
Ciências da Enfermagem/ Docente da UERJ).

Tema. 2 – Trabalho em Equipe e Integrado, com AtuaçãoAutônoma da(o) Enfermeira(o) Obstétrica(o): uma estratégia para redução das intervenções na assistência ao parto.
Debatedora: Sibylle Emilie Vogt (Enfermeira/ Doutora em Ciências na Área de Concentração da Saúde da Mulher eda Criança/ Docente da Universidade Estadual de Montes Claros – MG/ Vice-Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional da Unimontes – COREMU).

Tema. 3 – Parto Domiciliar por Equipe Hospitalar: a experiência do Hospital Sofia Feldman, Belo Horizonte (MG)
Debatedora: Raquel de Sá Lopes (Enfermeira Obstétrica do Hospital Sofia Feldman).

Tema. 4 – A Voz da Mulher por ela mesma e a sua Experiência em ser Assistida por Enfermeiras Obstétricas.

Debatedora: Evangelia KEvangeliaotzias Atherino dos Santos (Enfermeira/ Doutora em Enfermagem/ Docente da UFSC/ Consultora do Ministério da Saúde na Área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno/ Consultora Internacional em Aleitamento Materno – Rede IBFAN/Conselheira em Amamentação e Alimentação Infantil HIV/AIDS pela OMS/OPAS e UNICEF).

 Evangelia 2 - CopiaA conselheira Evangelia também apresentou trabalho na sessão coordenada, intitulado “Violência obstétrica institucional praticada às mulheres no trabalho de parto e parto: uma revisão integrativa”, de autoria de Maria de Jesus Hernández Rodriguez, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos e Andreia Isabel Giacomozzi.

O evento foi um sucesso, sendo o próximo a ser realizado em 2017 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.