Primeira Inscrição: Projeto do Coren/SC leva informações para estudantes da Unesc, da Unibave e da Escola Técnica do Hospital São José

Prestes a encerrar os estudos no curso técnico ou curso superior de Enfermagem, os estudantes costumam apresentar dúvidas sobre como se inscrever no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

Para otimizar o processo de primeira inscrição, a equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) está desenvolvendo atividades presenciais de orientação aos estudantes da última fase dos cursos técnico e de graduação em Enfermagem.

No Sul do Estado, atendendo solicitação da coordenação e de professores de instituições de ensino, as Enfermeiras Fiscais do Coren/SC Subseção Criciúma Edna Silva Camilo de Souza e Daiane Leandro Freitas ministraram neste mês palestras para estudantes do Curso Técnico do Hospital São José, em Criciúma; do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans; e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.

“Os esclarecimentos do Projeto Primeira Inscrição vão além da documentação, valores e necessidade do registro. Conversamos com os futuros profissionais de Enfermagem sobre a responsabilidade ético-profissional para a prestação de uma assistência segura e de qualidade para o usuário”, detalhou a Enfermeira Fiscal do Coren/SC – Subseção Criciúma Daiane Leandro Freitas.

A Coordenadora da Escola Técnica do Hospital São José, Lourdete da Silva Loebens, destaca que esse esclarecimento da equipe do Coren/SC aos estudantes revela-se fundamental para reforçar o que já foi ensinado sobre o exercício ético-profissional. “Sempre que vamos formar uma turma, convidamos as Enfermeiras Fiscais do Coren/SC para ministrar palestra aos estudantes. Ficamos felizes que essa iniciativa, que já vinha sendo realizada com sucesso aqui na instituição, seja oficializada”, destacou.

Aos acadêmicos de graduação em Enfermagem, o Projeto prevê a entrega da Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura, mediante apresentação prévia da documentação e interesse do futuro Enfermeiro. A entrega da Carteira de Identidade Profissional aos recém-formados em graduação em Enfermagem está respaldada pela Resolução Cofen nº 476/2015, que autoriza os Conselhos Regionais de Enfermagem a procederem a inscrição profissional do Enfermeiro que apresentar documento emitido pela instituição de ensino superior formadora e histórico escolar, que comprove a colação de grau, tendo o prazo de um ano para apresentar ao Conselho Regional de Enfermagem onde se inscreveu o diploma devidamente registrado.

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unibave, Enfermeira Karla Pickler, o Coren/SC está proporcionando um diferencial. “Todos os acadêmicos se interessaram e estamos agilizando toda a documentação para que no dia 27 de fevereiro de 2016 o representante do Coren/SC possa estar presente no dia da formatura para desejar as boas-vindas na profissão e entregar-lhes a Carteira de Identidade Profissional”, ponderou.

Unibave

A professora da Unesc Enfermeira Paula Ioppi Zugno considera que o Projeto Primeira Inscrição é muito esclarecedor. “A Enfermeira Fiscal do Coren/SC nos passou as informações com bastante sabedoria, tirando dúvidas de cada caso: como proceder no caso da primeira inscrição; do Técnico de Enfermagem formando-se como Enfermeiro e até para estrangeiro, já que temos uma acadêmica de Angola. Além de destacar aspectos fundamentais da legislação”, opinou.

Unesc

Como participar do Projeto Primeira Inscrição?

Para participar do Projeto Primeira Inscrição, o passo inicial para a instituição de ensino é preencher formulário no site do Coren/SC, indicando datas para a atividade presencial.