Formandos de Enfermagem da Univali receberão do Coren/SC Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura

Entrega está vinculada à apresentação prévia da documentação e adesão ao Projeto Primeira Inscrição

Lançado em outubro pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), o Projeto Primeira Inscrição possibilitará que os formandos no curso de graduação em Enfermagem recebam no dia da formatura a Carteira de Identidade Profissional. A iniciativa está em conformidade com a Resolução Cofen nº 476/2015, que autoriza os Conselhos Regionais de Enfermagem a procederem a inscrição profissional do Enfermeiro que apresentar documento emitido pela instituição de ensino superior formadora e histórico escolar, que comprove a colação de grau, tendo o prazo de um ano para apresentar ao Conselho Regional de Enfermagem onde se inscreveu o diploma devidamente registrado.

O projeto também contempla orientações para os estudantes do último semestre do curso técnico ou de graduação de Enfermagem sobre o exercício ético-profissional, passo a passo para primeira inscrição e esclarecimento sobre o papel das entidades representativas da Enfermagem.

A atividade presencial do Projeto Primeira Inscrição é agendada conforme solicitação da instituição de ensino pelo site do Coren/SC.

Na sexta-feira passada (4 de dezembro), as orientações foram realizadas para os acadêmicos de Enfermagem da Univali, em Itajaí, pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani e pela Coordenadora da Área de Atendimento ao Profissional do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan.

“Para o exercício da Enfermagem, os profissionais precisam estar registrados no Conselho Regional de sua jurisdição. Esse registro no Conselho assegura que somente pessoas habilitadas exerçam a profissão”, frisou a Presidente do Coren/SC.

“A proposta do Projeto Primeira Inscrição é otimizar a inscrição do recém-formado e enaltecer a importância do conhecimento da legislação da Enfermagem para o exercício ético-profissional”, complementou a Coordenadora da Área de Atendimento ao Profissional do Coren/SC.

Na avaliação da Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Univali, Enfermeira Msc. Heloísa Beatriz Machado, a iniciativa facilitará o ingresso no mercado de trabalho. “Muitos recém-formandos já saem da universidade vislumbrando o emprego e com essa entrega das Carteiras de Identidade Profissional no dia da formatura poderão ser contratados”, destacou.