Presidente do Coren/SC orienta sobre Reanimação e Parada Cardiorrespiratória em palestra para profissionais de Enfermagem de Pouso Redondo

20150824_140937 “Somente no Brasil morrem mais de 800 pessoas por dia de doenças do coração. Uma em cada três mortes no mundo são por doença cardíaca. As doenças do coração matam mais que todos os tipos de câncer e Aids juntos”, o alerta foi feito pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Enfermeira Msc. Helga Bresciani na palestra “Parada Cardiorrespiratória – novas diretrizes”.

A atividade foi realizada no final de agosto para profissionais de Enfermagem das unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e da Sociedade Hospital Comunitária Annegret Neitzke, de Pouso Redondo. Helga falou sobre o diagnóstico clínico da parada cardiorrespiratória e a importância de iniciar rapidamente os procedimentos de reanimação. “O reconhecimento da parada cardiorrespiratória pode ser feita ao observar: inconsciência; respiração agônica ou apnéia; ausência de pulsos em grandes artérias; mas o sinal clínico mais importante é a ausência de pulso carotídeo. O atendimento deve ser iniciado em três minutos. A cada minuto reduz de 7 a 10% o sucesso na reanimação”, frisou.

A palestrante reforçou as diretrizes para reanimação cardiorespiratória. “A principal modificação no comparativo 2005-2010 refere-se à ordem da realização dos procedimentos. Após estudos, a diretriz 2010 orienta para: primeiramente iniciar as compressões torácicas; desobstruir as vias aéreas; e iniciar a respiração artificial”, orientou.

Como considerações finais, Helga enfatizou: “Fazer massagem cardíaca é o mesmo que gerar fluxo sanguíneo para os órgãos nobres. Quando a massagem é executada corretamente o fluxo sanguíneo cerebral é mantido entre 50% e 90% do normal, a perfusão miocárdica fica entre 20% a 50% do normal e o fluxo sanguíneo visceral e para as extremidades inferiores é reduzido a 5% do normal”.

O Enfermeiro Fiscal do Coren/SC – Subseção Blumenau Daniel Matias Ghizoni participou da palestra. “Avalio como muito proveitosa a atividade, pois possibilitou que as equipes de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital de Pouso Redondo fossem atualizadas a respeito das técnicas mais recentes de reanimação cardiorrespiratória”, ponderou.