Enfermeiro Gelson Albuquerque aborda ética e mídias sociais para profissionais de Enfermagem de Goiás

O Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque foi o convidado do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren/GO) para conduzir a conferência “As mídias sociais e a ética profissional na enfermagem” durante o 1º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos de Goiás.

Encontro-Coren-102

Mais de 300 profissionais de Enfermagem – incluindo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também acadêmicos de Enfermagem – participaram do 1º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos, realizado pelo Coren/GO, no dia 9 de setembro.

Encontro-Coren-36O conferencista Gelson Albuquerque iniciou a conferência destacando que os smartphones se tornaram acumuladores de informações e que podem ser usados de forma benéfica e prática. Mas, o descontrole na utilização pode gerar o repasse de informações inúteis ou mesmo perda de tempo de trabalho. Segundo o Instituto de Tecnologia de Washington (EUA), são gastos 16 minutos por hora nas redes sociais. “Esses minutos contabilizados ao longo do dia são significativos quando se tratam de cuidado ao paciente”, pontuou.

Gelson Albuquerque ainda ressaltou que o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as leis valem na internet da mesma forma que seriam aplicadas em outras situações. “Não se pode dizer tudo que tem vontade ou publicar todos os tipos de fotos nas redes sociais. As redes mostram quais são nossas escolhas e também interferem na forma como a empresa que trabalhamos é vista”, declarou.

Na sequência, foi a vez da conferência “As relações interpessoais e a ética profissional na Enfermagem”, ministrada pela Dra. Denize Bouttelet Munari. “É preciso entender que somos seres emocionais em interação, onde há convivência existirão sempre comunicação e conflito. O segredo está em como lidamos com o conflito”, afirmou. Para ela, o momento de crise nas relações interpessoais pode representar perigo ou oportunidade, dependendo do ponto de vista dos envolvidos e da forma como irão lidar com a situação.

Concluídas as apresentações, foi aberto espaço para debate. Os participantes questionaram sobre o uso do aplicativo WhatsApp no local de trabalho. O Dr. Gelson Albuquerque os levou a reflexão “até que ponto isso implicaria no serviço de saúde que tem sempre uma demanda crescente e que cabe ao profissional de saúde agir com ética diante do atendimento a ser realizado?”. A Dra. Denize Bouttelet defendeu que para se definir a ação no local de trabalho é válido analisar três aspectos: “eu quero, eu posso e/ou devo?”.

A Presidente do Coren/GO, Ivete Santos Barreto, finalizou o evento agradecendo a presença dos presentes, tendo em vista que tiveram de “organizar suas agendas e plantões para estarem presentes”. Participaram da mesa diretiva, além dos dois conferencistas, a Presidente do Regional, Ivete Santos Barreto; a Conselheira-Secretária Ângela Cristina Bueno Vieira e a Conselheira-Tesoureira Marli Aparecida Ávila.

Fonte: Coren/GO com adaptações do Coren/SC

[unitegallery Gelson_Albuquerque]