Coren/SC, em parceria com o Senac, apresenta simulador avançado dos efeitos do envelhecimento no 18º CBCENf

E se você pudesse ir até o futuro para conhecer os efeitos do tempo sobre a condição física? Quem sabe mais 10, 20, 30 ou até 40 anos? A equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) proporcionou essa experiência para os participantes do 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBECEnf), realizado de 15 a 18 de setembro em João Pessoa, Paraíba.

A equipe do Coren/SC vestiu os participantes com o simulador avançado dos efeitos do envelhecimento, tecnologia emprestada pelo Senac Santa Catarina. O kit é composto por: protetor dorsal e equipamento para restrição dos movimentos dos cotovelos, joelhos e dedos das mãos, que demonstram a limitação dos movimentos das articulações e dificuldade de manter a coluna na posição correta; pesos de 500g para cada punho e 1Kg para os tornozelos, permitindo sentir a perda da força muscular; luvas para que os visitantes pudessem perceber a perda do tato; óculos que imita os efeitos da catarata com perda de visão periférica e uma bengala.

DSCN7237

“A proposta do Coren/SC com essa iniciativa, em parceria com o Senac SC, foi sensibilizar os profissionais e estudantes de Enfermagem para as limitações da idade, incentivando a paciência e o respeito”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Com o equipamento vestido, a equipe do Coren/SC sugeria aos visitantes executarem movimentos tradicionais como levar a mão à cabeça para pentear os cabelos, caminhar pelo estande; tarefas feitas com dificuldade por alguns, já outros necessitavam de ajuda para arrumar os óculos, o cabelo, assim como acontece na realidade.

“Todas as pessoas deveriam passar por essa experiência para entender melhor a situação do idoso. Os movimentos ficam realmente muito limitados e muitas vezes há dependência para execução de tarefas cotidianas”, avaliou a Enfermeira do Hemocentro do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro Cavalcanti. “Depois dessa experiência, vou ter mais cuidado com os idosos. Valorizar cada movimento. Aprender o tempo do idoso”, disse a Técnica de Enfermagem e estudante de graduação de Enfermagem, Valéria Andrade, que trabalha com idosos.

Além dessa ação, o Coren/SC abordou a estratégia de sucesso adotada para fiscalização às Instituições de Longa Permanência para Idosos em Florianópolis. Na capital do Estado, as fiscalizações estão sendo realizadas de forma conjunta com Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso e Conselhos Profissionais. Com essa iniciativa, dobrou-se o número de profissionais de Enfermagem atuando nas ILPIs com sede em Florianópolis.