Coren/SC, em parceria com o Senac, sensibiliza população sobre respeito à terceira idade no 18º CBCENf

Conselho também aborda parceria com Ministério Público da Capital para fiscalização conjunta às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)

A população idosa está aumentando progressivamente no Brasil, amparada pela maior expectativa de vida e aliada a menores taxas de natalidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que em 2013 as pessoas com mais de 60 anos no país representavam cerca de 11% da população brasileira e as projeções para 2030 estimam que se aproxime dos 19%.

foto simuladorPara sensibilizar os participantes do 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENf) sobre a importância da terceira idade, limitações físicas e respeito ao próximo, o estande do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) convida os participantes a vestirem o Simulador Avançado dos Efeitos do Envelhecimento. A tecnologia possibilita às pessoas vivenciarem antecipadamente os inconvenientes do processo de envelhecimento. O equipamento foi emprestado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SC), que está apresentando a tecnologia para alunos, colaboradores, profissionais de saúde e sociedade em geral.

A equipe do Coren/SC também detalhará ações feitas no âmbito da fiscalização às Instituições de Longa Permanência para Idosos e parcerias firmadas com Senac e Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) para capacitação dos profissionais de Enfermagem.

No quesito fiscalização, destaque para a parceria firmada em setembro de 2011 com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina – 30 ª Promotoria de Justiça da Capital, Conselho Municipal do Idoso e outros Conselhos Profissionais para inspeção conjunta às ILPIs. De 2011 até o momento, o Coren/SC enumera como positiva a contração de mais profissionais de Enfermagem, ampliando em 100% o número de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem nas ILPIs em Florianópolis e consequentemente aprimorando a qualidade da assistência prestada.

grafico

Em relação à atualização profissional, o Conselho relatará a experiência da oferta de cursos para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem em 2014, resultado da cooperação entre Coren/SC, Senac e ABEn-SC.

“O Coren/SC, o Cofen e demais entidades representativas da Enfermagem vêm trabalhando e fortalecendo a Enfermagem como prática social essencial na promoção da saúde e na defesa da vida. Trabalhamos também por buscar práticas propositivas e inovadoras formas de dignificar a vida, buscando assegurar o exercício da Enfermagem com realce pela qualidade profissional nos serviços, com grandeza ética e fundamentalmente por um competente cuidado com identidade e história que estamos construindo mundo afora ao longo dos anos”, argumentou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Promovido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, o 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem está sendo realizado de 15 a 18 de setembro em João Pessoa, Paraíba.