Enfermeiros Fiscais do Coren/SC Joinville ensinam passo a passo para cálculo de dimensionamento de pessoal a acadêmicos do Ielusc

Dimensionamento de profissionais de Enfermagem. Esse foi o tema da oficina coordenada pelos Enfermeiros Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Charles Carvalho de Souza e Deyse Bertotti aos acadêmicos da 8ª fase do curso de Graduação em Enfermagem do Bom Jesus Ielusc, de Joinville.

O assunto consiste em informação primordial para que os futuros profissionais de Enfermagem consigam desenvolver os cálculos. “O dimensionamento é instrumento para visualizar se a equipe de Enfermagem está dimensionada adequadamente e negociar com o gestor a contratação de mais profissionais de Enfermagem, se necessário”, ressaltou a Enfermeira Fiscal do Coren/SC Deyse Bertotti.

A Resolução Cofen nº 293/2004, que trata de parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde e assemelhados, dispõe que compete ao Enfermeiro estabelecer o quadro quantiqualitativo de profissionais, necessário para prestação da assistência de Enfermagem.

O dimensionamento de profissionais de Enfermagem adequado diminui a sobrecarga de trabalho; melhora a qualidade da assistência; diminui o risco de erros; mantém/melhora a segurança do paciente; diminui o número de absenteísmo; permite implantar todos os passos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e estruturar os processos de trabalho/POPs/Protocolos/Instruções de trabalho.

“A Oficina combina ensinamentos teóricos sobre legislação, em especial a Resolução Cofen nº 293/2004, E posteriormente os participantes resolvem em grupos, com a supervisão dos Enfermeiros Fiscais do Conselho, exercícios simulados para o cálculo de dimensionamento de pessoal em instituições de saúde”, frisou o Enfermeiro Fiscal Charles Carvalho de Souza.

O desenvolvimento da Oficina no Bom Jesus Ielusc atendeu solicitação da Enfermeira e professora Antonia Grigol. “Sempre solicito ao Coren/SC capacitação para realização dos cálculos de dimensionamento na disciplina de Administração e Serviços de Saúde para que os acadêmicos sejam estimulados já na graduação a executarem corretamente os cálculos e conheçam sobre a importância dele para negociar com os gestores a contratação de mais profissionais de Enfermagem para a equipe”, avaliou Grigol.

dimensionamento