Coren/SC homenageia a Enfermeira Lydia Ignês Rossi Bub, durante entrega da inscrição Remida

Lydia foi a primeira profissional a se inscrever no Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina

Os Conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) preparam uma homenagem na Reunião Ordinária de Plenário de agosto para entregar à Enfermeira Lydia Ignês Rossi Bub a inscrição Remida.

DSCN6993

A inscrição Remida é concedida ao profissional de Enfermagem com idade igual ou superior a 60 anos, que tenha no mínimo 30 anos de inscrição no Sistema Cofen/Conselhos Regionais e ainda que nunca tenha sido penalizado em processo ético e/ou administrativo no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

DSCN7007

Lydia iniciou a trajetória profissional na Enfermagem como Enfermeira do Hospital Infantil Edith Gama Ramos em 1965. A Enfermeira teve papel de destaque na implantação do Coren/SC, sendo designada por meio de Portaria como responsável por essa implantação e compôs a primeira diretoria do Conselho. Presidiu o Coren/SC em duas gestões 1978-1981 e 1981-1984. “Esteve à frente da batalha para fazer com que o registro no conselho fosse obrigatório para o exercício profissional. Na década de 60, participou ativamente da criação do Departamento de Enfermagem e do primeiro curso de Graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina. Por isso, hoje queremos expressar nossa gratidão por todos os enfrentamentos em prol da Enfermagem, não somente catarinense, mas também brasileira”, enalteceu a Conselheira Maria do Carmo Vicensi no discurso de homenagem.

DSCN6995Para a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Helga Bresciani, é uma honra ter profissionais tão dedicados como a Enfermeira Lydia. “Enche-nos de orgulho o seu empenho e dedicação pela nossa profissão. Muito obrigada pela contribuição à Enfermagem”, disse emocionada.

Como mensagem para a geração atual de profissionaisLydia de Enfermagem, Lydia destacou: “É essencial se sentir bem e gostar do que se está fazendo, isso em qualquer área profissional. A realização profissional vem desse amor pela profissão. Além disso, é essencial sempre continuar estudando. O nosso objetivo maior da Enfermagem é atender bem a nossa clientela, independente da área em que estivermos trabalhando”.

Acompanhe o discurso de homenagem na íntegra

Prezada Enfermeira Lydia, seja bem-vinda! É uma honra tê-la como nossa precursora na Enfermagem Catarinense! A história do Coren/SC teve grande contribuição da Enfermeira Lydia Ignês Rossi Bub, pois a implantação do Conselho de Enfermagem foi um dos maiores projetos de sua vida profissional. Lydia sempre soube qual seria sua vocação. O sonho de cuidar das pessoas existia já na infância, em Lages, quando se escalava para fazer companhia para quem eventualmente estivesse doente em sua família. Em 1961, passou no vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram quatro anos até a formatura e o começo de uma nova etapa em sua vida. Em janeiro de 1965, mudou-se para Florianópolis com o desafio de integrar a primeira equipe de Enfermagem do Hospital Infantil Edith Gama Ramos. Como companhia, as amigas de curso, Enfermeira Eloita Pereira Neves, Nelcy Terezinha Coutinho Mendes e Irmgard Bruckheimer, as quais também se destacaram na Enfermagem de Santa Catarina. Foram incansáveis anos de luta para a implantação do Coren/SC, e enquanto Conselheira do Cofen Lydia, foi designada como responsável pela implantação do Coren/SC, e estruturar a comissão para a primeira eleição do conselho regional. Lydia esteve ao lado da primeira presidente do Coren/SC, enfermeira Dra. Rosita Saupe, compondo com ela a primeira diretoria. Foi presidente do Conselho por dois triênios, de 1978 a 1981 e de 1981 a 1984. Esteve à frente da batalha para fazer com que o registro no conselho fosse obrigatório para o exercício profissional. Na década de 60, participou ativamente da criação do Departamento de Enfermagem e do primeiro curso de Graduação em Enfermagem do Estado de Santa Catarina. Por isso, hoje queremos expressar nossa gratidão por todos seus enfrentamentos em prol da enfermagem, não somente catarinense, mas também brasileira! Reconhecemos e enaltecemos a importância de sua liderança e sabedoria para defender os ideais da profissão por onde esteve levando e elevando o nome da Enfermagem. O ato de entrega de uma carteira de inscrição remida nos remete ao real sentido do finito, e nada mais é de que um rito de passagem que marca uma nova fase da vida, a qual desejamos que seja muito bem celebrada! E com está singela homenagem, selamos votos de muita felicidade, amor, saúde e paz à senhora e lhe entregamos a carteira profissional Remida, com votos de podermos contar sempre com sua ilustre companhia.

DSCN7014 DSCN7016