Nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital e Maternidade Jaraguá focará em atividades educativas

Os novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) do Hospital e Maternidade Jaraguá, instituição localizada em Jaraguá do Sul, foram empossados pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) no dia 9 de julho.

Posse

“Três são as metas dos novos membros: continuar os trabalhos já desenvolvidos pela Comissão anterior, a exemplo da integração dos novos funcionários e orientações para atualização dos trabalhadores mais antigos; enfatizar as responsabilidades, direitos, deveres e proibições previstos na legislação pertinente à Enfermagem, especialmente o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 311/2007), e dicas para uso adequado das mídias sociais”, detalhou a Presidente da CEEn do Hospital e Maternidade Jaraguá, Enfermeira Leia de Souza.

A Gerente de Enfermagem da Instituição, Enfermeira Caren Solanho Rumpf Gregorio, destacou que a Comissão de Ética de Enfermagem é uma grande parceira da gestão, contribuindo para o exercício ético-profissional. “A Comissão vem desenvolvendo um trabalho muito importante para a profissão, principalmente de educação e atualização”, frisou.

Para o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC Subseção Joinville, Charles Carvalho de Souza, “é um orgulho perceber que os próprios profissionais de Enfermagem já estão sensibilizados com a importância da atuação da Comissão, formando uma nova composição com o encerramento da vigência da anterior”.

A Presidente da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, orientou os presentes sobre a necessidade de aprofundar conhecimentos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e destacou alguns artigos do Código; falou sobre o uso responsável das mídias sociais e do caráter educativo da Comissão de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde. “A Comissão de Ética de Enfermagem tem como função principal discutir a profissão frente a aspectos éticos e disciplinares, amparando os profissionais e fiscalizando o exercício profissional no sentido educativo e não punitivo. Ressalta-se ainda o sigilo profissional dos fatos que tramitam na Comissão”, argumentou.

A Comissão empossada desenvolverá atividades no período de 9 de julho de 2015 a 10 de julho de 2018.

todos

Membros Efetivos
Enfermeira Leia de Souza
Técnica de Enfermagem Jucemeire Aparecida Eckert
Auxiliar de Enfermagem Maria de Lourdes Coelho

Membros Suplentes
Enfermeiro Marinaldo Acyr Rodrigues
Técnica de Enfermagem Ivone Gonçalves
Auxiliar de Enfermagem Andreia da Silva Streit