Cinco Projetos de Lei propõem Piso Salarial Nacional para Enfermagem

Apoiado pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, Piso Salarial volta a ganhar força na Câmara dos Deputados

Quatro Projetos de Lei tratando do mesmo tema já foram apensados ao PL 459/2015, que estabelece piso salarial nacional os profissionais de Enfermagem. O apoio suprapartidário fortalece a mobilização a favor do piso salarial.

Por meio de sua assessoria parlamentar e em conjunto com entidades representativas da Enfermagem, o Cofen atua junto ao Congresso Nacional em favor do piso salarial, da regulamentação da jornada em 30h semanais e outros projetos de interesse da categoria e da saúde coletiva.

Realizada pela Fiocruz por iniciativa do Cofen, a Pesquisa Perfil da Enfermagem revelou que um elevado percentual de profissionais (16,8%) têm renda total mensal de até R$ 1.000. Cerca de 27 mil recebem menos de um salário-mínimo por mês.

“As condições de trabalho, incluindo a duração da jornada e salários que possibilitem uma vida digna, interferem diretamente na qualidade de vida dos profissionais, com reflexos na assistência”, ressalta o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O projeto de Piso Salarial apresentado em 2009 pelo Deputado Mauro Nazif (PL-4924/09) foi arquivado na atual legislatura, sem mandato de Nazif. Com o aglutinamento dos projetos, a criação do piso salarial volta a ganhar força no Congresso.

Fonte: Cofen