Conselheira do Coren/SC coordena Eixo “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde” na 8ª Conferência M. de Saúde de Criciúma

Sociedade, profissionais e gestores de saúde reuniram-se na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Criciúma nos dias 8 e 9 de julho para propor melhorias para a saúde pública.

As atividades da Conferência Municipal de Saúde do dia 9 de julho subdividiram-se em duas partes: a primeira no período matutino com reuniões em grupos por eixo temático (oito no total) e a segunda, à tarde, para apresentação, aprimoramento e discussão das propostas para todos os grupos juntos.

A Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Ioná Vieira Bez Birolo, foi convidada para ser a moderadora do eixo “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”. “O desafio de priorizar a promoção da saúde em um país como o Brasil com tripla carga de doenças (infecto-parasitárias, causas externas e doenças crônicas degenerativas) foi um dos assuntos das discussões do Grupo do eixo temático. É necessário ter coerência entre a gestão do serviço e o modelo de atenção praticado, sempre analisando a necessidade da comunidade”, ponderou a Conselheira.

Entre as propostas sugeridas pelo eixo coordenado pela Conselheira e aprovadas na Conferência Municipal foram: implantação da jornada de 30 horas semanais de trabalho para os profissionais de saúde; fortalecimento da educação permanente; construção de hospital público para atender a região carbonífera e ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família com pelo menos mais dois profissionais graduados de áreas coerentes com o perfil epidemiológico da comunidade.

Na Conferência Municipal de Criciúma, foram eleitos delegados que participarão da Conferência Estadual, onde serão discutidas as estratégias pensadas em todos os municípios catarinenses. Entre os delegados teremos pelo menos quatro Enfermeiros.