Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do SUS destaca direito da população à saúde e dever do Estado

Os 182 hospitais filantrópicos de Santa Catarina estão participando da Campanha “Acesso à Saúde, Meu Direito é um Dever do Governo”, conforme informações da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOESC). A intenção da Campanha, promovida pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do SUS, é esclarecer diretamente para a população a condição financeira precária das instituições filantrópicas de todo o país.

No dia 14 de julho, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, está programada a segunda etapa da Campanha.

A primeira mobilização aconteceu no dia 29 de junho nos municípios. O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, por exemplo, concentrou esforços para informar a população sobre os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde para a realização de procedimentos e/ou consultas. O Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Enfermeiro Msc. Jerry Schmitz acompanhou as ações no Hospital Santa Isabel. “Nas últimas décadas, além da inflação, houve novas necessidades relacionadas à segurança e qualidade na área da saúde, que incidem custos à operação, porém a tabela de valores repassados pelo SUS ficou defasada. A campanha esclarece que saúde é um direito do cidadão e dever do Estado”, avaliou.

Além das mobilizações municipais e estadual, está programada ação nacional para o início de agosto em Brasília.