Reunião da Assembleia dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina tem presença de autoridades políticas para discutir temas de interesse dos catarinenses

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, participou da assembleia

A Assembleia Ordinária da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop), na segunda-feira (6 de julho), abriu com explanação dos Deputados Federais Mauro Mariani (Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense), Valdir Colatto e Carmen Zanotto, do Senador Dário Berger e do Vereador por Florianópolis Tiago Silva sobre temas relacionados ao Fórum Parlamentar Catarinense e demandas de interesse da sociedade.

IMG_6656O assunto saúde esteve na pauta. O grupo também conversou sobre infraestrutura, situação econômica vivenciada no país, educação e segurança.

O Deputado Valdir Colatto chamou a atenção para o baixo índice de participação e envolvimento dos profissionais da área técnica na política. “As classes que estiverem mais organizadas irão conquistar as melhorias. Os conselhos precisam sair das discussões internas e voltar o olhar para os debates da sociedade”.

Na avaliação da Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, “esse encontro revela-se fundamental para que as autoridades políticas conheçam com mais propriedade as demandas dos Conselhos Profissionais, que são a voz dos profissionais, e ao mesmo tempo os Conselhos reforcem as necessidades para os membros do Fórum Parlamentar Catarinense. Na Enfermagem, por exemplo, frequentemente estamos sensibilizando os Deputados e Senadores do Estado e do país para a necessidade de regulamentar a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais em prol de uma assistência segura e de qualidade. Seguimos na luta”.

A Ascop
Criada em 1987 com a denominação de Sindicato Patronal das Autarquias Federais de Regulamentação e Fiscalização Profissional em Santa Catarina, a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop) congrega atualmente 19 Conselhos Profissionais. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) é membro da Ascop.

São atribuições da entidade: debater as questões comuns, de cunho jurídico, administrativo, político, relacionadas aos Conselhos Profissionais associados, exercendo defesa dos direitos e interesses coletivos destes nas esferas judiciais e administrativas.

Fonte: CREA-SC – jornalista Adriano Comin com adaptações do Coren/SC
Fotos: CREA-SC – jornalista Adriano Comin