Prefeitura de Balneário Camboriú promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

conferenciaA Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento e do Conselho Municipal de Saúde (Comus), realizará no dia 27 de junho a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a conferência acontecerá no Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa. O encontro municipal precede as Conferências Estadual e Nacional, nos quais são eleitos e reafirmados os princípios ou diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para os anos seguintes.

Na conferência serão discutidas propostas na saúde pública, por intermédio de participação social. Segundo a Diretora do Departamento de Planejamento, Acompanhamento e Gestão de Saúde, Paula Picolli Merico, o evento é aberto para a sociedade no geral. “Todos os setores da sociedade e do governo estão convidados. Qualquer cidadão, profissionais de saúde, usuários do SUS, entidades, instituições e sindicatos relacionados, etc.”, enfatiza.

Todas as definições políticas para a saúde pública acertadas durante o encontro municipal serão encaminhados para a Conferência Estadual, que acontecerá no mês de setembro. Por sua vez, as ações definidas no encontro estadual serão apresentadas na 15ª Conferência Nacional, que acontece em dezembro, no qual serão, então, decididas as diretrizes do SUS para os anos seguintes.

Estão definidos oito eixos temáticos para a Conferência Municipal. Contemplam as discussões os seguintes eixos:

1. Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;

2. Participação social;

3. Valorização do trabalho e da educação em saúde;

4. Financiamento do SUS e relação público-privado;

5. Gestão de SUS e modelos de atenção à saúde;

6. Informação, educação e política de comunicação do SUS;

7. Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e

8. Reformas democráticas e populares do Estado.

Mais informações com Paula Picolli Merico, na Secretaria de Saúde e Saneamento, pelo telefone (47) 3261-6200.

Fonte: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú