Profissionais e estudantes de Enfermagem de Chapecó e região pensam em propostas para Conferências Municipais de Saúde

Até 15 de julho os municípios devem realizar as Conferências Municipais de Saúde. Diversos municípios catarinenses, a exemplo de Chapecó, estão realizando pré-conferências municipais para auxiliar a reflexão e elaboração de propostas. As Conferências contam ainda com etapas estaduais e nacional. “As propostas que estarão na Conferência Nacional de Saúde vêm dos municípios. Nós, profissionais de Enfermagem, que representamos mais de 50% dos trabalhadores de saúde, precisamos ser pró-ativos na defesa de melhorias para o Sistema Único de Saúde e condições de trabalho”, argumentou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Para preparar os profissionais de Enfermagem para a discussão e articulação de propostas, o Coren/SC – com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEn-SC) – promoveu Seminários Temáticos em todas as regiões do Estado. Nos Seminários, profissionais e estudantes de Enfermagem debateram sobre políticas públicas para aprimorar o Sistema Único de Saúde.

Imagem 266

Em Chapecó, o Seminário Temático integrou a programação da 11ª Semana de Enfermagem, realizada pelas três instituições de ensino superior da cidade – UFFS, Udesc e Unochapecó –, além da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Regional do Oeste, da Unimed Chapecó, do Cedup e do Senac com apoio da ABEn-SC, do Coren/SC e do Cofen.

Imagem 275A Presidente do Coren/SC explanou sobre os eixos temáticos que compõem as Conferências de Saúde, levando os participantes a refletirem sobre os problemas e pensarem em soluções. Após a apresentação, os participantes se dividiram em quatro grupos para planejar: quais são as propostas que devem ser defendidas nas Conferências Municipais de Saúde?

As Enfermeiras Iana Tomasi e Greici Capellari, residentes da Estratégia de Saúde da Família, propuseram: “garantir atenção integral e humanizada à saúde da mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, através do acesso facilitado aos serviços de saúde”. O grupo da Iana e da Greici também reafirmou a necessidade da regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria e formação continuada. “Essa atividade é um momento valioso para discutir o que é emergente da classe, articular o que a categoria vai levar para as Conferências de Saúde”, disse a Enfermeira Greici.

Imagem 309

Na sequência, os participantes se reuniram novamente para discutir sobre as proposições elencadas em cada grupo, formando um só documento da Enfermagem de Chapecó e região.

Imagem 365

Do mesmo modo, procederam os profissionais e estudantes de Enfermagem das demais regiões do Estado. “O consolidado das propostas será publicado no início deste mês no site do Coren/SC e certamente servirá de base para que os profissionais e estudantes de Enfermagem a utilizem nas Conferências Municipais de Saúde”, explicou a Presidente do Coren/SC.