Presidente do Coren/SC conversa com estudantes de Enfermagem do Senac Caçador sobre ética e responsabilidade com o trabalho

“Está cada vez mais fácil fotografar e postar as imagens. Mas estamos pensando com senso crítico sobre o que publicar?”, questionou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, em palestra para estudantes do curso Técnico de Enfermagem do Senac em Caçador.

“Ética e Responsabilidade com o trabalho” foi o tema da palestra e fez parte da programação comemorativa à 76ª Semana Brasileira de Enfermagem em Santa Catarina. Inspirada no ensinamento da professora de pós-graduação de Mídias Digitais do Senac, Cárlei Nunes Dellinghausen, a Presidente do Coren/SC deu a dica para saber se o que vamos publicar é digno de visibilidade ou não: “O que eu vou publicar pode ser visto pelo meu pai? Pelo meu chefe? Se sim, ok. Eu posso publicar ”, argumentou. Além desse critério, Bresciani lembrou que os profissionais e estudantes de Enfermagem devem seguir o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. “As responsabilidades, deveres, direitos e proibições descritos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem se aplicam igualmente no ambiente virtual e real. Temos que aproveitar a visibilidade das mídias sociais positivamente, divulgando o nosso papel de promotores de saúde, por exemplo”, complementou.

DSCN5620

A abordagem da Presidente do Coren/SC focou também da necessidade da anotação de Enfermagem. “Os profissionais de Enfermagem estão presentes durante todo o horário de funcionamento das instituições de saúde, mas escrevem pouco. Os registros são fundamentais para a continuidade dos serviços e segurança da assistência de Enfermagem”, citou.

Helga lembrou que a Sistematização da Assistência de Enfermagem consiste em determinação legal, prevista nas Resoluções Cofen nº 429/2012 e 358/2009. “A Sistematização da Assistência de Enfermagem reorganiza as práticas de Enfermagem e melhora a qualidade da assistência”, citou.

Citando trecho da obra “Alice no País das Maravilhas”, Bresciani afirmou que é fundamental que os profissionais de Enfermagem conheçam os seus objetivos e metas e lutem por eles. “’Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?’, perguntou Alice. E o gato respondeu: ‘Isso depende muito de para onde queres ir’”. Nesse contexto, a Presidente do Coren/SC informou que até 15 de julho os municípios vão realizar as Conferências Municipais de Saúde, sendo essencial a participação dos estudantes e profissionais de Enfermagem. “São nas Conferências Municipais que surgem as propostas norteadoras de políticas públicas para as Conferências Estaduais e Nacional de Saúde. É fundamental que vocês se informem sobre a data de realização para participar e contribuir com propostas”, convidou.

Na avaliação das estudantes de Enfermagem Ketlin Oliveira e Eliane Carlesso, a palestra colaborou para a formação. “Conhecimento é sempre bem-vindo”, disse Ketlin. “Adorei a palestra, principalmente sobre a questão da ética. Fez-nos refletir sobre como atender as pessoas, como nos comunicar melhor”, afirmou Eliane.

DSCN5651