Blumenau: Conferência Municipal debate propostas para melhorar saúde pública

blumenauNesta sexta-feira, dia 29 e sábado, dia 30, será realizada em Blumenau a VIII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O evento, com a participação representativa de diversos setores da sociedade, entre eles a própria comunidade e a Secretaria de Saúde, será no Teatro Michelangelo da Uniasselvi, na rua Engenheiro Udo Deeke, 531, no bairro Salto do Norte.

No dia 29, a abertura da conferência será às 18h. No dia 30, as atividades iniciam às 8h com a discussão das propostas por êxitos temáticos. O principal objetivo do evento é discutir e propor diretrizes para a formulação das políticas de Saúde, promovendo assim a melhoria da prestação de serviço à população em todo o país. A conferência atende a determinação do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Saúde para a realização da 15º Conferência Nacional de Saúde, onde serão levantadas as propostas dos municípios para uma ampla discussão nacional, e assim reformular e aprimorar a política de saúde em todo o país.

Além disso, a 15º Conferência Nacional de Saúde vai discutir temas que vão desde o direito à saúde, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde até gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e modelos de atenção à Saúde. Na oportunidade, o evento vai trazer ainda questões vitais à melhoria do sistema, abrangendo também outros assuntos como informação, educação e política de comunicação do SUS, além de reformas democráticas e populares do estado.

Além disso, pretende também mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. Entre outros itens, vai servir ainda para avalizar a situação da saúde, elaboração das propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA), incluindo os Planos Municipais, Estaduais e Nacionais.

Encontros preparatórios

De 28 de a 15 de maio, a Secretaria de Saúde também realizou em Blumenau a etapas obrigatórios para a VIII Conferência Municipal de Saúde. Foram sete encontros com a comunidade de diversas regiões, onde foram escolhidos os delegados que vão representar o município no evento, trazendo propostas de melhorias para um amplo debate.

Os encontros com a população representaram uma mobilização municipal com a participação de todos os seguimentos que compõem o Conselho Municipal de Saúde, como governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários. Com isso, a elaboração das propostas vai nortear não somente o município, mas também os setores da esfera Estadual e Federal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau