Relações interpessoais no ambiente de trabalho foi assunto de palestra no Hospital Municipal São José, em Joinville

Foi-se o tempo em que experiência profissional e formação acadêmica eram os principais quesitos para o sucesso profissional. Agora, o comportamento, a relação com o outro ganha a mesma importância, especialmente em ambientes em que o trabalho em equipe é fator indispensável para a qualidade do atendimento e serviços, como é o caso da saúde.

O assunto foi tema da palestra ministrada pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, para profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal São José, de Joinville, no dia 19 de maio. “Nós não somos individuais, somos uma equipe e precisamos trabalhar assim em equipe. Quando nos relacionamos com o outro essa relação deve ser baseada na ética, na cidadania e na justiça”, falou a Presidente do Coren/SC.

DSCN5199
O relacionamento interpessoal interfere no clima organizacional. “O ambiente harmonioso favorece o trabalho cooperativo e integração de esforços”, ressaltou a palestrante. Helga Bresciani orientou os participantes para desenvolverem aptidões para o relacionamento eficiente: “A diversidade de opiniões é extremamente saudável para refletir sobre diferentes opiniões, e ficar longe da estagnação. É essencial, no entanto, saber ouvir, dialogar, informar, elogiar e respeitar a pluralidade de ideias”.

O bom relacionamento não está, portanto, na concordância, mas na participação, na busca por soluções em conjunto, no debate de propostas. “Não há tecnologia mais potente que substitua o olhar profissional”, afirmou Bresciani.

A abordagem do assunto foi proposta pela Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital. “Essa atividade certamente vai contribuir para refletirmos sobre a forma de agir cotidiana, aprimorando o diálogo entre os profissionais”, avaliou o Gerente de Enfermagem do Hospital, Enfermeiro Robson Duarte. “Foi importante para repensar valores, comportamento, como tratar o outro”, complementou a Enfermeira Liliane da Luz.

A atividade no Hospital Municipal São José fez parte da programação da Semana Brasileira de Enfermagem. A programação no Hospital abordou assistência previdenciária, código de conduta, e comunicação entre enfermagem e paciente em situações criticas. De acordo com a Enfermeira Liliane da Luz, uma das organizadoras, a Semana da Enfermagem tem como objetivo congregar a categoria, divulgar suas atividades e estudar os problemas de suas práticas diárias. “Os temas abordados são essenciais para melhorar a assistência à saúde da população”, explica Liliane. Segundo a Enfermeira, as semanas da enfermagem anteriores trouxeram excelentes frutos para o hospital. “Houve um retorno positivo no sentido de trazer informação e aprimorar os conhecimentos, melhorando a qualidade na assistência”, completa.

Fonte: Coren/SC com contribuições do Hospital Municipal São José