Seminários Temáticos: Piso salarial, 30h e mais investimentos para o SUS foram apontamentos dos participantes da região de Joinville

Propostas serão defendidas pelos profissionais de Enfermagem nas Conferências de Saúde

“Vocês sabiam que na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, defendemos como estratégia fundamental a democratização da saúde? O resultado veio 1988 na Constituição, quando garantimos que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado. Nas Conferências de Saúde deste ano também podemos fazer a diferença e pensar em ações para melhorar o Sistema Único de Saúde”, comentou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, no Seminário Temático da região de Joinville na terça-feira (19 de maio).

Os Seminários Temáticos são oportunidade para os profissionais de Enfermagem discutirem sobre estratégias a serem apresentadas nas Conferências de Saúde. Realizadas a cada quatro anos em etapas municipais, estaduais e nacional, as Conferências de Saúde têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. “A participação e a articulação, neste momento, que antecede às Conferências, são essenciais para pensarmos crítica e estrategicamente sobre o que almejamos. A discussão revela-se importante também pela abrangência do SUS para os brasileiros, quando para 70% dos cidadãos o utilizam e em alguns municípios esta cobertura é ainda maior, sendo o SUS o único recurso de assistência à saúde disponível”, frisou a Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Dra. Angela Maria Blatt Ortiga.

Promovidos pelo Coren/SC com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), os Seminários Temáticos estão acontecendo em todas as regiões do Estado neste mês.

DSCN5123
Os mais de 150 profissionais e estudantes de Enfermagem organizaram-se em pequenos grupos para formulação das propostas. Ao final, reuniram-se para analisar os apontamentos de cada grupo e votar se aquela estratégia comporá as indicações da região de Joinville para as Conferências de Saúde.

Por já ter trabalho no SUS, a Enfermeira Fernanda Cristina Spiller resolveu participar do Seminário e contribuir com propostas. “O nosso grupo conversou sobre necessidade de regulamentação da carga horária e piso salarial para todas as categorias da saúde”, citou.

O consolidado das propostas discutidas nos Seminários Temáticos estará disponível no site no início de junho.