Seminário em Itajaí elenca propostas de profissionais e estudantes de Enfermagem da região para compor as Conferências de Saúde

“Temos que focar na promoção da saúde. Defender a não terceirização”, opinou a Enfermeira da Prefeitura de Itajaí, Mirela Correa. ??????????

“Devemos defender a realização do parto normal e humanizado e a garantia do fornecimento da declaração do nascido vivo (DNV); a regulamentação do piso salarial nacional digno para a categoria”, contribuiu o acadêmico de Enfermagem, da 5ª fase da Univali, Patrick.

As proposições dos Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem para as Conferências de Saúde foram debatidas em pequenos grupos nos Seminários Temáticos “A Enfermagem em Defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. Os Seminários estão sendo realizados em todo o Estado, em promoção do Coren/SC, Cofen e ABEn-SC. Na região do Vale do Itajaí, o Seminário aconteceu no dia 18 de maio com apoio da Univali e participação de mais de 80 pessoas, entre profissionais e estudantes de Enfermagem.

“O objetivo é preparar os profissionais de Enfermagem para refletirem sobre o que almejamos para o Sistema Único de Saúde em médio e em longo prazos”, explicou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

A Conselheira Angela Maria Blatt Ortiga destacou dois componentes essenciais para a participação social em relação à saúde pública: os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde. “Nestes espaços a população e os profissionais e estudantes de Enfermagem podem e devem levar ideias para promover mudanças para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). “Participação consiste em princípio inerente da democracia. É a única forma de transformar os direitos em novas realidades de vida e saúde. Nós, profissionais de Enfermagem, que representamos quase 60% dos trabalhadores de saúde, temos muito a propor para fortalecimento do SUS”, argumentou.

DSCN5037
Após a realização de todos os Seminários Temáticos, o Coren/SC divulgará o consolidado das propostas discutidas nos seminários.

Seminários Temáticos em todas as regiões do Estado

Você, profissional, estudante de Enfermagem, também tem ideias estratégicas para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS)? Participe dos Seminários Temáticos. As inscrições seguem abertas.
25 de maio – Lages – 13h30min às 18h
27 de maio – Chapecó– 08h às 12h30min