Ética na palma da mão: Grande Florianópolis comemora Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem com palestra sobre conduta nas redes sociais

Nunca o brasileiro se comunicou tanto pelas redes sociais. Tal cenário também se confirma entre os profissionais e estudantes de Enfermagem. Praticamente todos os participantes da palestra “Ética nas Mídias Sociais para a Enfermagem” afirmaram ter smartphone com aplicativo de alguma rede social instalada, a exemplo de WhatsApp, Facebook, Snapchat, Instagram e Linkedin.

“O desafio é utilizar essas novas formas de comunicação com ética e no momento adequado. Mídias sociais com bom senso são tudo de bom”, argumentou a palestrante Cárlei Nunes Dellinghausen. A palestra, realizada no Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio), na Fecomércio, encerrou a programação da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem na Grande Florianópolis.

Cárlei utilizou a experiência profissional e a formação acadêmica para tratar do assunto. A palestrante é graduada em Direito, tem especialização em Marketing para Gestão Empresarial e Mestrado em Administração. Atualmente atua como professora do curso de Pós-Graduação em Mídias Digitais, do Senac.

De forma descontraída, a palestrante comentou que Anna Nery certamente teria muito orgulho pela conduta dos profissionais de Enfermagem, mas que as exceções prejudicam a imagem dos demais. Citando casos que ganharam visibilidade na mídia, Cárlei traçou uma relação entre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a conduta no ambiente virtual. “O sigilo profissional é fundamental na ética dos profissionais de Enfermagem, mesmo que o fato seja de conhecimento público. O artigo 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece como responsabilidades e deveres ‘Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal’”, ponderou.

DSC02592
Cárlei alertou que a justiça tem permitido demissões por justa causa em função de posturas inadequadas na rede social. “Quer dançar funk? Ótimo, é divertido, relaxa, mas certamente no ambiente de trabalho com o uniforme da empresa não é o momento ideal. No horário de trabalho, deve-se concentrar nos procedimentos a serem executados”, comentou.

A responsabilidade do internauta se amplia não só para o que ele mesmo publica, mas também para o que ele curte, compartilha e dissemina as informações. “Quando eu dou um like em uma postagem de um outro colega, eu estou dizendo ‘concordo com tudo aquilo que ele falou’. E muitas vezes eu nem mesmo li o conteúdo na íntegra. Tudo na internet é documento, basta um print”, alertou.

A palestrante lembrou que a internet não é o local para desabafar ou postar indiretas. “Está com problema com seu chefe, com o seu colega de trabalho? Converse pessoalmente. Certamente contribuirá para a solução do impasse”.

Quando estiver em dúvida se aquela informação que você deseja postar é ideal para publicar, a palestrante dá a dica de refletir sobre o seguinte questionamento: “Essa postagem poderia ser impressa e colocada na porta? Se a resposta for não. Ah, meu pai não pode ver, meu chefe não pode ver. Então, você não deve publicar. As nossas postagens traduzem o que nós realmente somos”.

Cárlei lembrou a necessidade da higienização dos celulares, especialmente para os profissionais de Enfermagem. “As pesquisas mostram que os nossos celulares são mais sujos que as privadas. Recomenda-se que os profissionais de Enfermagem façam a limpeza do celular diariamente”, comentou. Para finalizar, a palestrante destacou que existe vida fora do celular e da internet.

A palestra fez tanto sucesso que a professora do Curso Técnico de Enfermagem do Senac, Enfermeira Gabriela Rocha de Moura, convidou Cárlei para ministrar palestra para outras turmas, que não puderam comparecer. “Essas dicas serão muito válidas neste momento para aplicação nos campos de estágio e futuramente no ambiente profissional”, disse. “As orientações levaram a reflexão sobre o nosso comportamento, não só no ambiente virtual. Como conversamos com o outro, como escrevemos”, avaliou a estudante do curso Técnico do Senac, Jaqueline Borges.

Solenidade de encerramento da 76ª SBEn na Grande Florianópolis
A cerimônia de encerramento das atividades da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) foi oportunidade para parabenizar os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem pelo seu Dia, comemorado em 20 de maio; e os Enfermeiros, no dia 12. “A Enfermagem desempenha papel relevante para alcance de saúde integral e de qualidade para todos. Os profissionais de Enfermagem tecem os fios das linhas do cuidado, assistindo, gerenciando e orientando”, destacou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

DSC02588
A 76ª SBEn apresentou como temática principal “Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. “Quando se fala em conferência, fala-se em comunicação, no debate, em ouvir as pessoas. Então, nada melhor que a temática comunicação nas redes sociais hoje abordada”, frisou a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.

“Ficamos muito felizes em fazer parte dessa parceria ao trazer essa palestra para contribuir com a prática diária”, disse a representante do Senac, Vera Lúcia Oliveira Domingues.

Também compôs a mesa de honra o representante da Deputada Ana Paula Lima, Paulo Sesar Batista.