Enfermagem nas redes sociais foi tema de palestra do Coren/SC para acadêmicos da Universidade do Contestado, em Mafra

IMG_3232(2)

“As redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação, mas é preciso saber usá-las e com ética. O Código de Ética dosProfissionais de Enfermagem deve funcionar presencialmente e também na internet”, orientou a Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Angela Maria Blatt Ortiga. A Conselheira palestrou sobre “Enfermagem nas Redes Sociais” no 2ª dia de atividades (13 de maio) da Semana Brasileira de Enfermagem da Universidade do Contestado (UnC), em Mafra.

Angela apontou diversos itens do Código de Ética relacionando-os com a atuação do profissional nas redes sociais. “O Código estabelece no artigo 82 como Responsabilidades e Deveres ‘Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal’ e no artigo 108 como proibições ‘inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização’”, alertou.

A palestrante baseou-se no artigo 6º do Código, que trata como responsabilidades e deveres “Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica”, para lembrar que respeito, cortesia e moralidade são essenciais também nas redes sociais.

A responsabilidade nas redes sociais relaciona-se não apenas ao que cada um publica, mas também com o que é compartilhado e curtido, já que essas ações disseminam as informações. “Verifique na íntegra o conteúdo que você está compartilhando, curtindo, disseminando, pois você pode estar transmitindo algo que não condiz com sua personalidade. Além disso, nas redes sociais as ações ficam registradas e podem servir de prova material em uma possível ação judicial”, ponderou Angela.

Para finalizar, a Conselheira forneceu dicas para utilizar as redes sociais a favor da Enfermagem. “Aproveitem esse poder de comunicação para socializar boas práticas; e informar a comunidade sobre campanhas de promoção da saúde”, concluiu.

Para o Coordenador do Curso de Enfermagem da Unc, Esvaldo Antunes, a palestra vai contribuir com a formação dos acadêmicos. “Solicitamos esse tema ao Coren/SC já para orientar os futuros profissionais de Enfermagem para o comportamento ético-profissional. A palestra foi ótima e certamente sensibilizou os acadêmicos para o bom uso das redes sociais”, disse.

IMG_3238

Para o acadêmico de Enfermagem, Marcos Kosmala, da 5ª fase, a palestra foi bastante proveitosa. “”Esclareceu bastante a questão do uso do celular e redes sociais durante o exercício da profissão”, avaliou.

IMG_3234A Semana
A Semana Brasileira de Enfermagem acontece anualmente em todo o país de 12 a 20 de maio. Em Santa Catarina, Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) em parceria com o Coren/SC, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e instituições de ensino e saúde são promovidas atividades científicas, culturais e políticas em todas as regiões do Estado. Na Universidade do Contestado (Unc), a programação iniciou no dia 12 de maio e segue até o dia 16. Confira aqui a programação da UnC.

IMG_3217