X Semana Acadêmica de Enfermagem da Unibave, em Orleans, prioriza troca de experiências

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos, a X Semana Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) neste ano tem como diferencial a apresentação de projetos desenvolvidos pelos Enfermeiros de instituições de saúde da região em seus campos de trabalho. “O objetivo do evento é enfatizar a importância do cuidado como componente essencial para a vida. Compreender o valor do cuidado de Enfermagem e a valorização do SUS”, ponderou a Coordenadora do curso de Enfermagem, Karla Pickler Cunha.

image_6
A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, abriu a programação na quarta-feira (13 de maio) abordando na palestra a temática do evento e da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem: “A Enfermagem em Defesa do SUS: construindo com a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. “O SUS é hoje um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. É um sistema jovem, tem 27 anos, e ainda há muito o que avançar. Nós, profissionais e estudantes de Enfermagem, podemos contribuir com propostas para serem defendidas nas Conferências de Saúde. É a oportunidade de expressar para o gestor estratégias que podem se transformar em políticas públicas”, expressou.

Helga Bresciani ponderou que os Seminários Temáticos, desenvolvidos em parceria entre Coren/SC, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) constituem em momento imprescindível para a discussão. “Estamos desenvolvendo os Seminários em todas as regiões do Estado e com a metodologia semelhante às Conferências para preparar os profissionais de Enfermagem para o debate e defesa das propostas”, detalhou.

As Conferências de Saúde serão realizadas neste ano em etapas: distritais, municipais, regionais, estaduais e nacional.

Após a palestra, representantes do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; do Hospital Sociedade Beneficente Santa Terezinha, de Braço do Norte; e do Hospital São João Batista, de Criciúma, contaram aos participantes relatos de projetos desenvolvidos por profissionais de Enfermagem nas Instituições de Saúde.

A programação concentrou-se em dois dias (13 e 14 de maio), sendo o segundo destinado para ampliar o debate sobre o Sistema Único de Saúde e apresentação de trabalhos dos acadêmicos da 9ª fase do curso de Enfermagem do Unibave e Pronatec.

foto(9)
Fonte: Coren/SC e Unibave