ABEn-SC e Coren/SC divulgam programação da 76ª SBEn

De 12 a 20 de maio, comemora-se em todo o país a Semana Brasileira de Enfermagem. Em Santa Catarina, a 76ª edição contempla atividades em todas as regiões do Estado de Santa Catarina durante o mês inteiro.
Com a temática “A Enfermagem em Defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, a programação no Estado conta com: mesas-redondas sobre Sistema Único de Saúde, a importância da participação da Enfermagem nas Conferências de Saúde; segurança do paciente; palestra sobre os primeiros socorros aos acidentes mais comuns na infância; gincanas culturais, oficina de dimensionamento de pessoal e muito mais.

A Conferência “Qual o Tempo do Cuidado?”, ministrada pela Enfermeira Dra. Maria Julia Paes Silva (da USP), abrirá a programação oficial da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem no dia 12 de maio, às 19h, na Estácio de Sá Santa Catarina, em São José.

A principal novidade neste ano são os Seminários Temáticos, preparatórios para as Conferências de Saúde. Serão sete seminários regionais nas cidades de Florianópolis, Caçador, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville e Lages. “As Conferências de Saúde são o local ideal para consolidar boas ideias como políticas e programas. E como a Enfermagem, hoje representada por mais de 50 mil Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Estado, constitui a maior categoria profissional da saúde com cerca de 60% dos trabalhadores, há muito a contribuir”, ponderou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

A 76ª SBEn é uma promoção da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina com apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). As atividades foram desenvolvidas em conjunto com instituições de ensino e saúde. “O planejamento da 76ª SBEn foi extremamente participativo, envolveu profissionais de Enfermagem de diferentes campos do cuidado para enriquecer as comemorações com atividades científicas e culturais”, avaliou a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.

Os profissionais e estudantes de Enfermagem podem conferir a programação completa aqui. As inscrições para os Seminários Temáticos já estão abertas e devem ser feitas também pelo site neste link.

Sobre a Semana Brasileira de Enfermagem
Instituída pelo Decreto nº 48.202/1960, a Semana Brasileira de Enfermagem representa oportunidade para reflexão sobre a profissão, troca de experiências e aprimoramento profissional. A Semana é celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, dois grandes nomes da Enfermagem. O Dia 12 marca também o Dia do Enfermeiro e o dia 20, do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem.