APAE de Blumenau contrata profissional de Enfermagem, após orientação do Coren/SC

Em fiscalização à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Blumenau, em agosto de 2013, o Enfermeiro Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Subseção Blumenau, Daniel Matias Ghizoni, constatou a inexistência de profissional Enfermeiro na APAE. “A presença do profissional Enfermeiro na instituição se mostra imprescindível para a supervisão das atividades dos profissionais de Enfermagem de nível técnico, além de respaldar a equipe na realização de cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas, conforme determina a Lei nº 7.498/1986”, ensinou Daniel.
Em diligência realizada em março de 2015, o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC verificou que a instituição regularizou a situação apontada na notificação com a contratação de profissional Enfermeiro. “Nós não tínhamos esse conhecimento sobre a necessidade do profissional Enfermeiro atuar na APAE. Com essa fiscalização do Coren/SC, o Enfermeiro Fiscal Daniel nos orientou sobre as competências e possibilidades de trabalho de um profissional Enfermeiro e nós nos adequamos ao que o Coren/SC solicitou para aprimorar a qualidade em assistência prestada pela instituição”, informou a Diretora da APAE Blumenau, Ivone de Castro.