Acadêmicos de Enfermagem da FASC conhecem atribuições do Coren/SC e demais entidades representativas da Enfermagem

O papel das entidades representativas da Enfermagem costuma gerar dúvidas tanto nos estudantes quanto nos profissionais de Enfermagem. Para que os acadêmicos de Enfermagem da Fasc (Faculdade de Santa Catarina) entendessem a atribuição do Conselho, do Sindicato e da Associação, a professora Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello agendou visita ao Coren/SC na quinta-feira (27 de novembro).

Alunos-da-Fasc-006(1)Recepcionados pela Conselheira Nelyr de Fátima Filipini, o grupo participou da orientação ministrada pela Conselheira, pela Chefe do Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan e pela professora Tânia, que é Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC. “O Conselho é o órgão responsável pela inscrição do profissional para exercer legalmente a profissão, assim como o registro de pessoas jurídicas em instituições que prestem serviços de Enfermagem. Também é atribuição do Coren/SC: fiscalizar o exercício ético-profissional para que o estabelecido na legislação pertinente à Enfermagem seja cumprida. Cabe ainda ao Conselho receber denúncias éticas, que são apreciadas pelo Plenário”, detalhou Nelyr Filipini.

Sobre Sindicato e Associação, a Conselheira explicou que ao Sindicato compete defender os interesses coletivos e individuais dos profissionais nas questões trabalhistas. Já a Associação atua para o desenvolvimento científico, cultural e político dos profissionais de Enfermagem. Nelyr enfatizou a importância dos profissionais de Enfermagem participarem e integrarem as entidades representativas da Enfermagem: “Nós, profissionais de Enfermagem, fazemos o Sindicato, a ABEn-SC e o Coren/SC. Somos nós que devemos lutar para mudar o rumo da Enfermagem, em busca de mais valorização”.

A Coordenadora do Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan, orientou os acadêmicos sobre a primeira inscrição no Conselho. “Na visita ao Coren/SC para a primeira inscrição, o profissional deverá apresentar todos os documentos solicitados, a falta de algum documento impossibilita o procedimento. A lista completa da documentação necessária pode ser conferida no site www.corensc.gov.br, Box Inscrição, Registro e Autorização”, esclareceu Karla Barzan.

Alunos-da-Fasc-010_c
Para a professora Tânia Soares Rebello, essas visitas agregam conhecimentos à formação dos acadêmicos. “Aprender na prática sempre gera melhores resultados”, argumentou.

Para o acadêmico Jackson Peres, que já é Técnico de Enfermagem, a visita facilitou o entendimento sobre o papel das entidades. “Consegui compreender bem sobre o funcionamento e estrutura do Coren/SC e do Cofen, assim como aprofundei conhecimentos sobre as leis que regem a Enfermagem”, disse o acadêmico.

Alunos-da-Fasc-012(1)