Caçador recebe 2º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem

A palestra “Liderança e Gestão de Conflitos” abriu o 2º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem, realizado em Caçador no final de agosto. A atividade, que contemplou também palestra sobre “Responsabilidades Técnica na Enfermagem” e “Ética nas redes sociais”, reuniu Responsáveis Técnicos de Enfermagem de 43 municípios da região abrangida pelo Coren/SC subseção Caçador.

DSCN2077
“Um dos desafios enquanto Responsáveis Técnicos é ir além da chefia e se tornar líder. A diferença entre eles é que o líder é aquele que tem valores e competências que servem de exemplo para outros profissionais. A chefia está condicionada ao cargo que se ocupa”, explica a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, que ministrou a primeira palestra. “O líder tem que ter comunicação, trabalho em equipe, assertividade, habilidade de negociação, ética e flexibilidade”, complementa Amadigi.

Na palestra sobre Responsabilidade Técnica na Enfermagem, as Enfermeiras Fiscais do Coren/SC Angela Maria Toqueto e Ignes Balatka Weber informaram os participantes sobre a nova Resolução Cofen. A Resolução Cofen nº 458/2014 normatiza as condições para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico. “A Responsabilidade Técnica de Enfermagem está estabelecida para quatro situações: Gerência do Serviço de Enfermagem ou por suas unidades de serviço; Coordenação de Curso de Enfermagem; Coordenação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); e Gerência de Empresas e Produtos Hospitalares”, explica Ignes.

DSCN2135
Pela Decisão Coren/SC nº 03/2012, o Enfermeiro poderá assumir no máximo duas Responsabilidades Técnicas em instituições que prestam assistência a saúde, devendo cada jornada de trabalho ser de no mínimo de 30 horas semanais e no máximo de 44 horas semanais, em horários que não sejam coincidentes, sendo que o requerente deve trabalhar no período diurno. Para Curso de Enfermagem e para empresas de produtos hospitalares, a carga horária mínima do Responsável Técnico é de 20 (vinte) horas semanais. É vedado ao Enfermeiro assumir a Responsabilidade Técnica na mesma instituição ou instituições distintas em horários coincidentes. Também é vedado ao Enfermeiro assumir a Responsabilidade Técnica em dias alternados, devendo cumprir diariamente sua jornada.

As Enfermeiras explicaram que são atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico: organizar o Serviço de Enfermagem em parceria com os Enfermeiros da instituição e de acordo com a especificidade dos serviços, providenciando: o Regimento Interno do Serviço de Enfermagem; as atribuições da equipe de Enfermagem; o Manual de Normas e Rotinas ou Procedimento Operacional Padrão (POP); e o dimensionamento do quadro de pessoal de Enfermagem, protocolado na Direção Geral da instituição e enviar para o Departamento de Fiscalização do Coren/SC.

Confira palestra “Responsabilidade Técnica de Enfermagem”

A terceira temática trabalhada no Encontro referiu-se à ética nas redes sociais. A Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, coordenou a palestra. Vicensi traçou um paralelo entre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a atuação nas redes sociais. “Os artigos dispostos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 311, de 8 de fevereiro de 2007) são válidos também para as redes sociais”, detalhou.

DSCN2084(2)
Entre os artigos citados pela Conselheira estão:
Proibições – Artigo 108 – “Inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização”.
Proibições – Artigo 8º – “Promover e ser conivente com a injúria, calúnia e difamação de membro da equipe de Enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições”.
Responsabilidades e Deveres – Artigo 82- “Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal”.

Confira a palestra Ética nas redes sociais

Na avaliação das Enfermeiras Alexandra Padilha, do Hospital Nossa Senhora da Paz (Água Doce), e Laurita Faustino, da Secretaria Municipal de Saúde de Caçador, as palestras foram muito proveitosas. “Com base nestas palestras, fiz uma reflexão sobre o agir ético-profissional na nossa instituição e pensando em como podemos melhorar”, disse Alexandra. “O Coren/SC está de parabéns, pois as atividades foram super explicativas em um tempo sucinto”, ponderou Alexandra.