Coren/SC, ABEn-SC e Senac formalizam parceria para oferta de cursos de atualização para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Justamente no Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio), representantes do Senac, do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEn-SC) assinaram Termo de Parceria para oferta de cursos de atualização para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em todas as regiões do Estado.

DSCN0599

A Coordenadora da Área da Saúde do Senac, Enfermeira Msc. Daniella Farinella Jora, detalhou os objetivos da parceria e a proposta dos cinco cursos de atualização: Assistência de Enfermagem em Geriatria e Gerontologia; Assistência de Enfermagem em Unidades de Urgência e Emergência; Assistência de Enfermagem ao Politraumatizado; Atualização em Tratamento de Feridas; e Cuidados de Enfermagem com Pé Diabético. “Com essa parceria, visamos promover educação continuada para o desenvolvimento das pessoas, organizações e sociedade; aprimorar o processo de trabalho dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Catarinenses; e contribuir para uma prática assistencial mais humanizada e segura”, enfatizou.
A exemplo da assistência em Enfermagem, que se faz em equipe, e na saúde de forma multiprofissional, a Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, enalteceu a parceria entre as três instituições no Estado. “Nada se faz sozinho. Os projetos de sucesso são sempre resultado do trabalho coletivo”, disse.
DSCN0654(1)
A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, ressaltou “essa capacitação oportunizará a oferta de uma assistência em Enfermagem ainda mais qualificada e segura” e destacou a importância dos Gerentes de Enfermagem apoiarem essa iniciativa, divulgando e incentivando a participação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. “Vocês aqui presentes também são parceiros dessa ação, contamos com vocês para que os Técnicos e os Auxiliares de Enfermagem se inscrevam e frequentem os cursos”, complementou a Presidente do Conselho para o auditório composto essencialmente por Gerentes de Enfermagem.

O Conselheiro Licenciado do Conselho Federal de Enfermagem, Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, enalteceu o protagonismo da Enfermagem de Santa Catarina ao firmar um projeto desta magnitude. “A parceria que Coren/SC, ABEn-SC e Senac firmam hoje é inédita no país, um exemplo que certamente irá referenciar outras iniciativas em prol da Enfermagem em outros Estados Brasileiros”, frisou.

Representando os Gerentes de Enfermagem presentes à solenidade, a Gerente de Enfermagem do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, Enfermeira Maritê Argenta, explanou sobre a importância dessa capacitação. “Esses cursos são muito bons. Será uma grande contribuição para os serviços de saúde”, avaliou.

O Diretor Regional do Senac, Rudney Raulino, lembrou que a formalização da parceria foi resultado de muitos estudos e conversas entre os representantes das três instituições desde 2011 e que agora o lançamento da parceria representava apenas um dos muitos passos para o sucesso da ação. “Nós acreditamos nesse projeto e agora essa responsabilidade é compartilhada também com os profissionais de Enfermagem para que participem efetivamente desses cursos”.

“Nesta 75ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem, que tem como tema o protagonismo, a Enfermagem de Santa Catarina mais uma vez mostra o seu protagonismo com essa iniciativa inédita no país”, finalizou a Presidente do Coren/SC, que parabenizou os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem pelo trabalho desenvolvido.

Quais são os cursos?
Assistência de Enfermagem em Geriatria e Gerontologia – 182h
Assistência de Enfermagem em Unidades de Urgência e Emergência – 120h
Assistência de Enfermagem ao Politraumatizado – 60h
Atualização em Tratamento de Feridas – 42h
Cuidados de Enfermagem com Pé Diabético – 42h

Como participar?
Os cursos oferecidos na parceria entre Senac/SC, Coren/SC e ABEn-SC são gratuitos via Programa Senac de Gratuidade – PSG, o qual possui critérios de seleção. Técnicos e Auxiliares de Enfermagem interessados nos cursos deverão fazer contato com a unidade do Senac mais próxima para obter informações sobre os cursos que a unidade definiu oferecer nesta parceria e verificar os critérios de seleção utilizadas no PSG. Também são requisitos para inscrição: idade mínima de 18 anos completos; conclusão do curso Técnico ou de Auxiliar de Enfermagem; e estar inscrito no Coren/SC.

Unidades do Senac/SC
1- Blumenau (47) 3035 9999
2 – Brusque (47) 3351 2626
3 – Caçador (49) 3563 0000
4 – Canoinhas (47) 3622 4853
5 – Chapecó (49) 3361 5000
6 – Concórdia (49) 3442 2993
7 – Florianópolis (Senac Saúde Beleza) (48) 3330 9600
8 – Itajaí (47)3348 0410
9 – Jaraguá do Sul (47) 3275 8400
10- Joaçaba (49) 3906 5600
11 – Joinville (47) 3431 6666
12 – Lages (49) 3223 3855
13 – Palhoça (48) 3341 9100
14 -Porto União (42) 3523.1516
15 – Rio do Sul (47)3521 2266
16 – São Bento do Sul (47) 3634 0602
17 – São Miguel do Oeste (49) 3621 0055
18 – Tubarão (48) 3632 2428
19 – Xanxerê (49) 3433 3300

20 – Criciúma (48) 3437 9801 – Observação Unidade Criciúma: As inscrições para a unidade Senac Criciúma ainda não estão disponíveis, pois Coren/SC, Senac e ABEn-SC estão negociando um espaço para oferta dos cursos. Em breve, mais informações.