Coren/SC lança Câmara Técnica de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido, durante VIII Cobeon

Na solenidade de abertura do VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (VIII COBEON) e II Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (II CIEON), o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) lançou a Câmara Técnica de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido.

DSC01099
A criação dessa Câmara Técnica atende as diretrizes do Planejamento Estratégico do Coren/SC de estabelecer Câmaras Técnicas por área do conhecimento, assim como a solicitação da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina (ABENFO-SC). Entre as atribuições da Câmara Técnica está o desenvolvimento de matérias específicas sobre o assunto, instrumentalizando os profissionais de Enfermagem para a prática cotidiana com qualidade e segurança. “Os membros da Câmara Técnica poderão, por exemplo, pensar em protocolos assistenciais referência nas áreas da saúde da mulher e do recém-nascido”, complementou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi. A Câmara Técnica também elaborará Pareceres Técnicos em resposta aos questionamentos advindos dos profissionais de Enfermagem sobre o exercício profissional na área da saúde da mulher e do recém-nascido.

Durante a solenidade, a Presidente do Coren/SC empossou os membros da Câmara Técnica, são eles:
Enfa. Esp. Ana Paula Fernandes
Enfa. Dra. Evanguelia K. Atherino dos Santos
Enfa. Esp. Manuela Beatriz Velho
Enfa. Dra. Maria Emília de Oliveira
Enfa. Dra. Odalea Maria Bruggemann

Além das cinco Enfermeiras, participarão da Câmara Técnica experts na área da saúde da mulher e do recém-nascido, sendo indicados pelos Membros da Câmara Técnica da Saúde da Mulher e do Recém-nascido, de acordo com o Parecer Técnico a ser analisado ou da matéria a ser elaborada.

Câmaras Técnicas do Coren/SC
Com o lançamento dessa Câmara Técnica, o Coren/SC passa a contar com quatro Câmaras Técnicas:
– Atenção Básica;
– Média e Alta Complexidade;
– Educação e Legislação Profissional; e
– Saúde da Mulher e do Recém-Nascido.

Solicitação de Pareceres Técnicos

Profissionais de Enfermagem podem enviar suas dúvidas técnicas para as Câmaras Técnicas do Coren/SC pelo site: www.corensc.gov.br, menu Fale Conosco.

VIII COBEON e II CIEON
De 30 de outubro a 1º de novembro, o VIII COBEON e o II CIEON está debatendo temas para contribuir para a divulgação da produção do conhecimento em Enfermagem, propiciando intercâmbio técnico-científico, humanístico, jurídico-legal, ético e sociopolítico cultural em âmbito nacional e internacional de assuntos ligados à prática profissional, ensino, pesquisa e extensão.

DSC01083

Para a Conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeira Fátima Sampaio, Congressos como estes proporcionam riquíssimas trocas de experiências para a profissão. “Os Congressos específicos permitem um maior aprofundamento sobre as temáticas, já que concentram profissionais de áreas de interesse comum, aqui no caso de Enfermagem Obstétrica e Enfermagem Neonatal. E isso contribui para o desenvolvimento da profissão. Ao participarem conferencistas de todo o país e de diversos lugares do mundo, a troca de experiência se enriquece ainda mais”, avaliou.

Na avaliação do Conselheiro Federal do Cofen Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, a realização dos Congressos ocorre em um momento importante do cenário nacional. “As políticas públicas têm evoluído e compreendido a importância do trabalho da Enfermagem e reconhecido os profissionais de Enfermagem como grandes aliados para reverter as situações adversas em atenção à saúde materno-infantil”, declarou.

Os Congressos acontecem no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, localizado no Campus Universitário, do Bairro Trindade, em Florianópolis, Santa Catarina. Os eventos são promovidos pela ABENFO Nacional e realizados pela ABENFO-SC, Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio de diversos órgãos, entre eles o Coren/SC. Ao citar os apoiadores do evento, na solenidade, a Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Enfermeira Dra. Maria Emília de Oliveira, se referiu ao Coren/SC como “grande parceiro”.

Compuseram a mesa de honra do VIII COBEON e o II CIEON
Presidente do VIII COBEON, Enfermeira Maria Emília de Oliveira
Presidente da ABENFO Nacional, Dr. Valdecyr Herdy Alves
Presidente da ABENFO-SC , Enfermeira Manuela Beatriz Velho
Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina , Prof. Lúcia Helena Martins Pacheco
Coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha
Representante da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional e Seção SC, Enfermeira Iraci do Carmo França
Representante da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), Maria Antonieta Rúbio Tyrrel
Representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra. Fátima Sampaio
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi
Deputada Estadual Enfermeira Ana Paula Lima
Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Dr. Sérgio Fernandes Torres de Freitas
Chefe do Departamento de Enfermagem, Dra. Maria Itayra de Souza Padilha
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFSC, Dra. Vânia Marli Backes
Representante da Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS, Dr. Rodolfo Gomez

O Representante de Santa Catarina no Cofen, Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, e a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Dra. Helga Bresciani, também prestigiaram a solenidade.