Carta aberta à Enfermagem sobre novela Amor à Vida

Mais uma vez o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), como entidade representativa da Enfermagem, vem a público manifestar repúdio às cenas da novela Amor à Vida, da Rede Globo.

Os capítulos têm expressado uma série de preconceitos em relação à categoria profissional da Enfermagem e às características físicas dos personagens. O Coren/SC entende que todas as profissões são dignas de respeito, pois todos são importantes para a formação da sociedade, e exige igualmente respeito com os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, profissionais que estudaram durante anos para cuidar do ser humano.

Ressalta ainda que os profissionais de Enfermagem têm autonomia em sua área de atuação, não estando subordinados a outras profissões da saúde.

Cabe lembrar que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já enviou carta à Rede Globo de Televisão para solicitar reunião com o autor Walcyr Carrasco na intenção de apresentar o panorama da profissão e discutir possibilidades de dramatizações que possam dar ênfase às ações profissionais prestadas. A Rede Globo respondeu: “No caso da dramaturgia, especialmente as telenovelas, a estória é obra autoral de ficção, não retratando a realidade. As novelas são resultado da imaginação dos autores, portanto ilustram fantasias, sem vínculo com a realidade”.

O Coren/SC, assim como os demais profissionais de Enfermagem e a sociedade, sabe que as novelas são obras de ficção, mas tendo em vista o potencial educativo da TV brasileira considera mais interessante destacar enfoques informativos, artísticos e culturais, em que prevaleçam os valores éticos e sociais dos cidadãos.