Secretaria de Estado empossa profissionais de Enfermagem para Darcy Vargas em atendimento às solicitações do Coren/SC

O déficit de 226 profissionais de Enfermagem da Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, começa a ser reduzido. A Secretaria de Estado de Saúde empossa nesta terça-feira (24/9) 50 Técnicos de Enfermagem e 10 Enfermeiros para atuar na Maternidade Darcy Vargas. No total, foram convocados 88 profissionais de Enfermagem, mas 60 apresentaram a documentação, por isso a Secretaria de Estado já prevê que os próximos da lista sejam chamados.

A contratação de mais profissionais de Enfermagem para as instituições de saúde sob gestão do Estado foi uma das reivindicações da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) apresentada à Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Tânia Eberhardt, em reunião em julho. Na audiência, também participaram o Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, e a Vice-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEn), Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Na reunião, a Presidente do Coren/SC apontou o déficit dos profissionais de Enfermagem de cada instituição de saúde sob gestão do Estado e destacou os problemas gerados com essa realidade. “Pelos cálculos de dimensionamento de pessoal, identificamos nas 13 instituições de saúde estaduais déficit de 882 Enfermeiros e 803 profissionais de Enfermagem de nível médio e 136 leitos fechados. Os profissionais de Enfermagem da rede estadual estão sobrecarregados. Isso influencia diretamente na qualidade da assistência prestada e no índice de absenteísmo”, comentou na época.

Os cálculos, atualizados em julho, seguiram as especificações da Resolução Cofen nº 293/2004, que fixa e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistências das instituições de saúde.

Hans Dieter
A Secretária de Estado da Saúde também anunciou recentemente a nomeação de 25 Enfermeiros e 68 Técnicos de Enfermagem para o Hospital Regional Hans Dieter Schimidt, também em Joinville.

Coren/SC atento à legislação pertinente à Enfermagem
As fiscalizações do Coren/SC às instituições de saúde são para garantir o cumprimento da legislação pertinente à Enfermagem. Independente dessas novas contratações, o Coren/SC manterá as ações judiciais contra o Governo do Estado para assegurar o quantitativo de profissionais de Enfermagem adequado para cada instituição de saúde sob gestão estadual.