Acadêmicos de Enfermagem da Unoesc conhecem sede do Coren/SC em Florianópolis

Grupo também aprofundou conhecimentos sobre atribuições do Coren/SC e do Cofen

Aproveitando a visita a Florianópolis para participação no XVII Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica (ECENPE), acadêmicos do 6º e 8º períodos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Joaçaba, conheceram na sexta-feira (6 de setembro) a infraestrutura da sede do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

DSC00755

O grupo foi recebido fora do horário de expediente pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi; pelo representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque; pela Conselheira do Coren/SC e professora da Unoesc, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi; e pela Chefe do Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro (Dric), Enfermeira Karla Barzan.

Orientações para a primeira inscrição, atribuições do Coren/SC e do Cofen, lutas da Enfermagem e planejamento estratégico do Coren/SC foram os principais assuntos da conversa entre acadêmicos, professores e anfitriões.

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dr. Felipa Amadigi, explicou que a atuação do Conselho abrange todo o Estado de Santa Catarina: “O Coren/SC não está só na sede, em Florianópolis. Temos seis subseções em todas as regiões do Estado que atendem os profissionais de Enfermagem com os mesmos serviços oferecidos aqui. Tanto na sede quanto nas subseções, os profissionais de Enfermagem podem fazer a carteira de identidade profissional”.

A evolução dos processos para inscrição e entrega das carteiras de identidade profissional foi destacada pela Chefe do Dric, Enfermeira Karla Barzan. “O Coren/SC é atualmente um dos Estados mais rápidos a fornecer a carteira de identidade profissional. O que há cinco anos, levava 12 meses; hoje leva dias. Fazer a inscrição é simples. Os profissionais de Enfermagem podem acessar o site do Coren/SC e conhecer toda a documentação que será necessária apresentar”, detalhou.

O Conselheiro Federal Gelson Albuquerque destacou que essa Gestão do Coren/SC tem priorizado o atendimento ao profissional na sua estrutura. “Aqui na sede, por exemplo, os recursos conquistados – por meio de um convênio com o Cofen – para estruturação da nova sede foram investidos primeiramente para mobiliário do 6º andar, que diariamente recebe os profissionais de Enfermagem. Agora, formalizamos uma parceria com o Ministério da Integração Nacional para recebimento de móveis e computadores para as demais áreas do Coren/SC. Estamos sempre otimizando os recursos públicos para melhor atender os profissionais de Enfermagem”, citou o Conselheiro Federal.

A Conselheira Maria do Carmo Vicensi relatou sobre o trabalho dos Conselheiros do Coren/SC. “É um trabalho que exige muita dedicação e comprometimento pela profissão. Hoje os Conselheiros chegaram antes das 7h da manhã, julgaram processo ético, deliberaram sobre os pedidos de inscrição de profissionais de Enfermagem e aprovaram e aprimoraram novas ações do Conselho para os profissionais de Enfermagem”, enfatizou.

DSC00770(1)

Atribuições do Coren/SC
Resumidamente, a Presidente do Coren/SC explicou as atribuições do Conselho: “É o Conselho o órgão responsável pela inscrição do profissional, assim só pessoas habilitadas poderão exercer a profissão. Cabe ao Coren/SC fiscalizar as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para cumprimento da legislação pertinente à Enfermagem para assistência segura e de qualidade. A fiscalização, portanto, não pode ser vista como um problema para a instituição, mas sim como um apoio que aponta os itens que precisam ser adequados, a exemplo de contratação de mais profissionais de Enfermagem. Também é atribuição do Conselho apreciar denúncias éticas e apoiar e incentivar as lutas da Enfermagem pela valorização da profissão e para que sejam alcançadas muitas conquistas, como a regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria”.

Percepções sobre a visita ao Coren/SC
Na avaliação dos alunos e dos professores Gisele Viana, William César Gavasso e Lesiane Agusti, a visita ao Coren/SC foi muito positiva. “Os acadêmicos acabam não tendo essa dimensão do Conselho. Temos certeza que acrescentou muito conhecimento a eles”, citou a Professora Gisele Viana. “Foi muito válido. Eu já havia vindo outras vezes, e acabei fazendo contato para que essa turma viesse também”, contou o estudante Dani Felipe de Souza Pinto.

Visitas ao Coren/SC
Instituições de saúde e de ensino podem agendar visitas ao Coren/SC. Para tanto, basta acessar o site do Coren/SC, menu Fale Conosco, escolher o item Fale com a Diretoria e informar o quantitativo de alunos e as datas que pretendem realizar a atividade.