Implantação do Protocolo de Enfermagem e dos POPs é tema de curso para Enfermeiros

Enfermeiros da saúde pública de municípios do Meio-Oeste Catarinense participaram em Herval d’Oeste no início de agosto (dias 8 e 9) da Oficina de Elaboração de Protocolos de Enfermagem e Procedimento Operacional Padrão (POP).

POP
Proposta pela Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Meio-Oeste, a oficina levou duas colaboradoras do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina para coordenar a atividade: a Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, que é Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, e a Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, organizadora de duas publicações do Coren/SC (Série Cadernos Enfermagem – Consolidação da Legislação e Ética Profissional – Vol.1 – Revisado e Atualizado e Coleção Coren/SC Orienta – Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro).

“Os Protocolos para a Enfermagem são essenciais para garantir a qualidade da assistência, a padronização dos atendimentos, bem como possibilita a avaliação de resultados e reduz as chances de erros”, enfatizou a palestrante Tânia Soares Rebello. Apesar dos nomes semelhantes, Protocolos de Enfermagem e Procedimento Operacional Padrão têm finalidades distintas. O Protocolo de Enfermagem é mais abrangente que o POP porque contextualiza a ação técnica-humana referente a programas de saúde de uma unidade, seja ela da atenção básica, média ou alta complexidade. Já o POP abrange o passo a passo do processo produtivo, documentando com detalhes os principais procedimentos realizados pelos profissionais de Enfermagem.

Após as explanações, os Enfermeiros se reuniram em grupos para pensar na elaboração do Protocolo de Enfermagem e do POP para as instituições onde trabalham. “Foi uma atividade muito produtiva. As(os) Enfermeiras(os) tiraram dúvidas e estão entusiasmados para reorganizarem os Protocolos de Enfermagem e o POPs em suas instituições”, contou a Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, uma das organizadoras da oficina.

A avaliação da atividade, por parte dos participantes foi tão positiva, que o Coren/SC tem a intenção de oferecer essa oficina em outras regiões do Estado.

Solicite palestras ao Coren/SC

Se a sua instituição também tem interesse nesta oficina ou em palestra com outras temáticas, entre no site do Coren/SC e solicite a atividade.