Semana Mundial de Aleitamento Materno: confira os dez passos para obter sucesso na política de amamentação

No Parque de Coqueiros, em Florianópolis, haverá evento pró-amamentação, denominado Mamaço

Comemorada de 1 a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno pretende sensibilizar a população para a importância da amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os seis meses e, depois, seja associado a outros alimentos, até que a criança complete dois anos ou mais.

A Coordenadora da Saúde da Criança/Capital Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e Presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável (Conamas), Enfermeira Márcia Del Castanhel, explica que o leite materno contém uma série de nutrientes para o crescimento saudável. “Estudos comprovam que bebês que são amamentados têm menos chances de desenvolver obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão. Para as mamães, amamentar também é benéfico, pois auxilia a mulher na recuperação pós-parto, auxilia na questão hormonal, além de ter menos risco de contrair câncer de mama e de ovário. A amamentação também favorece o vínculo entre a mãe e a criança, diminuindo risco de violência infantojuvenil”, enumera.

Neste ano, a Semana traz como tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você!”. A ideia é que as mães contem com os profissionais de saúde para esclarecimento de dúvidas e para tornar a amamentação um momento ainda mais especial. A Semana é promovida mundialmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês) e Organização Mundial da Saúde, e no Brasil pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para divulgar a importância da amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, por meio do Capital Criança e Comitê Municipal de Aleitamento e Alimentação Saudável de Florianópolis (Conamas), desenvolverá dois eventos. O primeiro, denominado Mamaço, reunirá no domingo (04 de agosto), das 10h às 12h, no Parque de Coqueiros, mães que amamentam. Durante a realização do Mamaço, também está prevista caminhada de conscientização e haverá tenda informativa para alertar sobre a importância dos grupos de gestantes e puérperas no apoio à iniciação e à manutenção da amamentação. Já o segundo evento: 2º Seminário de Aleitamento Materno atualizará o conhecimento dos profissionais de saúde da Grande Florianópolis sobre o assunto. O 2º Seminário será realizado no dia 06 de agosto, das 13h às 17h, no Hospital Universitário, em Florianópolis.

Dicas para obter sucesso na política de amamentação
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH) – que tem a missão de promover a saúde da mulher e da criança mediante a integração e a construção de parcerias com órgãos federais, a iniciativa privada e a sociedade – recomenda dez passos para obter sucesso na política de amamentação:
1) Ter uma política de aleitamento materno que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;
2) Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política;
3) Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do leite materno;
4) Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê;
5) Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos também é essencial;
6) Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;
7) Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas;
8) Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;
9) Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;
10) Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.