Ministério da Saúde premiará iniciativas de destaque sobre aleitamento materno

Chega à 4ª edição o prêmio Bíbi Vogel, concedido pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde aos municípios que mais se destacaram no estímulo a ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no período de 2011 e 2012.

Serão premiados dois municípios por cada região geográfica, sendo um de grande e outro de pequeno porte. As inscrições poderão ser feitas de até 14 de agosto de 2013 (data limite para postagem), por meio de envio da ficha de inscrição para a Coordenação Estadual de Saúde da Criança/Comissão Estadual do Prêmio, conforme relação de endereços publicada no edital.

O prêmio consistirá da entrega de uma placa comemorativa a cada um dos 10 (dez) municípios vencedores. A comissão avaliadora observará critérios como a existência de comitê municipal de aleitamento materno, existência do Hospital Amigo da Criança, maternidades que adotam o Método Canguru, banco de leite humano, sala de apoio à amamentação e demais ações descritas no edital.

Não serão concedidas remunerações aos municípios vencedores. Diferente das últimas edições, o IV Prêmio Bíbi Vogel não prevê a entrega de menções honrosas. Os vencedores serão anunciados em dezembro de 2013.

A primeira edição do prêmio Bíbi Vogel foi realizada em 2005, quando foram premiados os municípios de Novo Xingu do Oeste (RS), Piraí (RJ), Marituba (PA), Sobral (CE) e Brasília (DF). Na segunda edição, em 2009, os municípios premiados foram Arapiraca (AL), Belém (PA), Manaus (AM) e Vitória (ES). Já a terceira edição, em 2011, premiou o Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

Sobre o Prêmio
O Prêmio Bíbi Vogel foi assim denominado em homenagem à atriz e cantora Sylvia Dulce Kleiner, falecida em abril de 2004. Conhecida como Bibi Vogel, ela se destacou por sua atuação em causas humanitárias, tanto no Brasil como no exterior, tendo atuado fortemente em prol do incentivo, apoio e proteção ao aleitamento materno. Entre suas ações está a fundação, em 1980, do Grupo de Mães Amigas do Peito.

Para acessar o edital, clique aqui.

Fonte: Ministério da Saúde