Profissionais de Enfermagem do Hospital Universitário participam da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil

Perfil HU

Na manhã desta terça-feira (16 de julho), profissionais de Enfermagem do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, estão preenchendo o questionário da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil – modalidade grandes empregadores. A proposta abrange além de identificar a situação atual da Enfermagem no país, conhecer também as condições de emprego nas principais instituições empregadoras de cada Estado.

A modalidade de pesquisa “Grandes Empregadores” prevê que as coordenadorias da pesquisa de cada Estado apliquem o questionário em quatro grandes empregadores hospitalares da Enfermagem com diferentes tipos de gestão: um privado, um filantrópico, um público e um vinculado à instituição de ensino. A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e Coordenadora da Pesquisa em Santa Catarina, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, explica que essa modalidade de pesquisa envolve o questionário tradicional da pesquisa e uma folha extra com perguntas sobre características do emprego, vínculo, regime de trabalho, educação permanente e acidente de trabalho.

Perfil-HU-2

Para a Coordenadora da Educação Permanente do HU, Enfermeira Nádia Chiodelli Salum, participar da pesquisa é fundamental para contribuir com o diagnóstico da Enfermagem e a partir desse resultado traçar políticas específicas para a categoria. “Certamente essa pesquisa contribuirá com as nossas lutas: por melhores condições de trabalho, regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria, piso salarial e muito mais”, avalia.
Em Santa Catarina, com a aplicação do questionário no Hospital Universitário, a pesquisa na modalidade grandes empregadores atinge a meta estadual. “Já participaram da pesquisa: o Hospital Governador Celso Ramos, enquanto instituição pública; o Imperial Hospital de Caridade como instituição filantrópica e a Casa de Saúde São Sebastião representando as instituições privadas, e agora concluímos essa modalidade de pesquisa com o Hospital Universitário. Mas os profissionais podem e devem continuar participando da pesquisa. Quanto mais profissionais de Enfermagem participarem mais fidedigno será o retrato traçado a partir da pesquisa”.
Como participar da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil
A pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” é patrocinada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e realizada pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).