Secretaria de Saúde de Braço do Trombudo implanta Sistematização da Assistência de Enfermagem com orientações do Coren/SC

“A implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no município de Braço do Trombudo trouxe melhorias na qualidade da assistência de Enfermagem prestada à população”, avalia a Enfermeira Responsável Técnica da Secretaria Municipal de Braço do Trombudo, Renata Carloon.

O município de 3.500 habitantes (Censo IBGE 2010), localizado na região do Alto Vale do Itajaí, implantou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), após orientações realizadas pelo Enfermeiro Fiscal do Coren/SC – Subseção Blumenau durante inspeção.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), prevista na Resolução Cofen nº 358/2009, organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumento, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem. “Agora, todas as ações dos profissionais de Enfermagem estão registradas nos prontuários, inclusive com documentação fotográfica da evolução dos cuidados com curativos realizados em domicílio. A SAE facilita o trabalho de toda equipe”, conta a Enfermeira Responsável Técnica do município de Braço do Trombudo.

Para o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC, Daniel Matias Ghizoni, que fez a visita à instituição, a SAE também se traduz em segurança para o paciente. “O registro completo do trabalho de Enfermagem garante a continuidade da assistência prestada em Enfermagem com qualidade, possibilitando que outros profissionais tenham conhecimentos sobre os procedimentos adotados para determinado usuário. Como Enfermeiro Fiscal tenho percebido que cada vez mais as equipes de Enfermagem e instituições de saúde têm valorizado e aperfeiçoado sua sistematização da assistência de Enfermagem, e os ganhos para a qualidade da assistência, e consequentemente para toda a comunidade, são enormes”, afirma.

Além da Sistematização da Assistência de Enfermagem, o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC orientou à instituição para elaboração do cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem. “Somente com a elaboração desse estudo saberemos se a Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Trombudo conta com o número adequado de profissionais de Enfermagem”, detalha Daniel. A Responsável Técnica informou que a equipe também elaborará o cálculo, conforme solicitado.