Semana Brasileira de Enfermagem, em Caçador, foca na importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Atividade encerrou 1ª Jornada Interdisciplinar da Saúde da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Previstas na Resolução Cofen nº 358/2009, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem foram o tema central das palestras ministradas em Caçador na 74ª Semana Brasileira de Enfermagem. A atividade, desenvolvida no Auditório da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), em Caçador, na segunda-feira (20 de maio), reuniu estudantes de Enfermagem da instituição e do Senac e profissionais de Enfermagem da região e marcou também o encerramento da 1ª Jornada Interdisciplinar da Saúde da Uniarp.

“É importante esclarecer que a SAE não é o processo de Enfermagem. O processo de Enfermagem faz parte da SAE”, ensinou a Conselheira do Coren/SC Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, que foi uma das palestrantes da noite.

Tanto a Conselheira como a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi (também palestrante), ressaltaram a necessidade das instituições onde ocorrem o cuidado profissional de Enfermagem implantarem a SAE. “A implantação da SAE deve ser tratada como prioritária. A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem”, destacou a Presidente do Coren/SC, citando a Resolução Cofen nº 358/2009. “A SAE é lei. Não implantá-la, portanto, significa não cumprir a legislação”, alertou Maria co Carmo Vicensi.

581829_532360583492540_1232688800_n

As palestrantes detalharam as etapas do Processo de Enfermagem: coleta de dados de Enfermagem, diagnóstico de Enfermagem, planejamento de Enfermagem, implementação e avaliação de Enfermagem. “São etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes”, complementou Vicensi.

A Conselheira citou o caso real, publicado em livro, do processo de implantação da SAE em uma instituição de saúde de São Paulo. “A parte que mais me impressionou na obra foi o prefácio, que relata as dificuldades e obstáculos para implantar a SAE, mas depois de implantada admite-se que a SAE aprimorou a qualidade da assistência de Enfermagem”.

Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida
As palestras sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem foram antecedidas pela Conferência “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”, ministrada pelo Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque.

O Conselheiro Federal promoveu a reflexão sobre a realidade atual da Enfermagem para uma plateia composta majoritariamente por futuros profissionais de Enfermagem. “O mercado tem vagas para o profissional de Enfermagem. Recentemente, o Coren/SC instaurou ações civis públicas contra o Governo do Estado em função do déficit de mais de mil profissionais de Enfermagem em oito instituições de saúde estaduais de Florianópolis e de São José”, explanou.

Gelson Albuquerque relatou que atualmente muitas instituições de saúde estão com dificuldade de contratar Técnicos de Enfermagem. “O problema não é a falta de formação, mas certamente a remuneração. Certamente, em pouco tempo haverá uma maior valorização desses profissionais de Enfermagem”, enfatizou.

971926_532360553492543_1744135165_n

O Conselheiro Federal também destacou as muitas conquistas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para valorização da profissão. “O Cofen aprovou neste ano a competência do profissional Enfermeiro para realizar testes rápidos para diagnósticos de HIV, sífilis e outros agravos. Trabalhamos na defesa do exercício ético-profissional de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e da qualidade da assistência de Enfermagem”, ressaltou.

Saiba mais sobre a Resolução Cofen nº 358/2009
O processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional
A operacionalização e documentação do Processo de Enfermagem evidencia a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional.