Uniplac organizou 14ª Semana Acadêmica de Enfermagem para profissionais e estudantes da área de Enfermagem e saúde

Na abertura e no encerramento da 14ª Semana Acadêmica de Enfermagem, promovida pela Uniplac, de Lages, os representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), do Conselho Federal (Cofen) e da Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEn-SC) marcaram presença no evento.

As atividades, que começaram no dia 13 de maio, abriram com a palestra “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”, ministrada pela Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi. A conselheira explicou que Consciência deriva do latim e significa saber. Na área da Enfermagem, esse saber profissional requer ter conhecimentos, habilidades e atitudes.

Durante os quatro dias de evento (de 13 a 16 de maio), foram apresentados temas diversos com foco tanto nos profissionais e estudantes de Enfermagem quanto para os da área da saúde. “A 14º Semana Acadêmica de Enfermagem marca o primeiro evento com o Centro Acadêmico (CA) reaberto, depois de três anos de portas fechadas. O objetivo do CA nesta semana era proporcionar harmonia e integração, considero esse objetivo alcançado”, avaliou a Presidente do Centro Acadêmico da Uniplac, Aline Soares Salvador.

Ao longo da Semana, foram abordados os seguintes assuntos: “Gestão da Qualidade em Enfermagem e saúde”, “Trabalho em saúde: aprendendo a enfrentar o estresse”, “Espiritualidade: possibilidades e dificuldades na área da saúde” e “Segurança do Paciente”.

No encerramento das atividades, o representante de Santa Catarina no Cofen, Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, ministrou palestra sobre “Ética Profissional”. O Conselheiro Federal fez uma reflexão entre ética e consciência profissional. “A ética está relacionada aos comportamentos cotidianos, aos costumes. Já a Consciência Profissional significa ter pleno conhecimento daquilo que se faz, e ter responsabilidade sobre os atos”, explicou.

DSC07190(1)-(1)

O conhecimento das legislações pertinentes à Enfermagem foi um dos assuntos abordados pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, na noite de encerramento da 14ª Semana Acadêmica de Enfermagem. “Recentemente, o Coren/SC enviou para as residências dos profissionais de Enfermagem inscritos em Santa Catarina a Série Cadernos Enfermagem – Consolidação da Legislação e Ética Profissional – Revisado e Atualizado. O livro reúne os principais decretos, leis e resoluções do exercício profissional da Enfermagem. Nos 132 artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 311/2007), por exemplo, consta os nossos direitos, responsabilidades e deveres”, explanou a Presidente do Coren/SC.

DSC07196(2)

A Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), Enfermeira Msc. Maristela Assumpção de Azevedo, destacou as diferentes atribuições das entidades representativas da Enfermagem. “A ABEn-SC foca no aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos para os profissionais de Enfermagem. Já os sindicatos pautam as ações nas condições de trabalho. E o Coren/SC, entre outras atribuições, deve fiscalizar as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para garantir o cumprimento da legislação pertinente à Enfermagem”, explanou Maristela.

“A 14ª Semana Acadêmica de Enfermagem foi tão produtiva que nos deixou motivados para organizarmos um segundo evento para atualização dos acadêmicos de Enfermagem e de saúde da Uniplac já no segundo semestre deste ano”, contou a Presidente do Centro Acadêmico da Uniplac, Aline Soares Salvador.

As atividades na Uniplac integraram a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, organizada pelo Coren/SC, ABEn-SC com apoio do Cofen e de diversas sindicatos e instituições de saúde e de ensino de todo o Estado.

DSC07282(1)