Enfermagem discute prática da profissão na Unisul de Tubarão

Aberta oficialmente na quarta-feira (15/5), a Semana Brasileira de Enfermagem na Unisul de Tubarão contou com palestra da Presidente do Coren/SC

A palestra “Consciência Profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida” abriu oficialmente os trabalhos da 74ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) na Unisul, em Tubarão. O evento acontece de 12 a 20/5 em todo o país. Na Universidade, as atividades ocorreram ao longo da quarta-feira (15/5).

Ministrada pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Rafaela Amadigi, a conferência de abertura fez uma reflexão sobre a prática da Enfermagem no cotidiano e o compromisso que os profissionais desta área têm com os pacientes. O evento aconteceu no auditório do Bloco da Saúde, durante a manhã.

Felipa destacou a importância da fundamentação acadêmica para o bom exercício da profissão. “Para ter consciência, é preciso ter conhecimento. Por isso, a base de tudo começa nos bancos escolares. A universidade tem um papel fundamental nesse processo”, observou.

Participaram do evento profissionais da cidade de Tubarão e de outros municípios, além de acadêmicos e ex-alunos. “A nossa intenção é congregar essas pessoas ligadas à Enfermagem, e reforçar o nosso compromisso com a qualidade da prática da profissão”, destacou a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unisul, professora Liete Francisco Marcelino.

O Secretário de Saúde de Tubarão, Marco Antonio Santos, ressaltou a importância do profissional de Enfermagem para todos os trabalhos em saúde. “Sem o enfermeiro, os médicos não têm como trabalhar”, afirmou. Ele parabenizou o curso pela iniciativa e comentou que a oportunidade faz com que tanto os futuros profissionais, quanto os que já trabalham na área, possam ter contato com novos conhecimentos e, assim, aprimorar a prática do trabalho.

A Professora da Unisul e Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Dra. Janete Elza Felisbino, explanou sobre a importância do conhecimento para que os profissionais de Enfermagem lutem e exijam os seus direitos. “O saber nos empodera de argumentos pelos nossos direitos e qualifica nossas ações para a qualidade da assistência de Enfermagem”, reforçou.

Já a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEn-SC), Enfermeira Msc. Maristela de Assumpção de Azevedo, explicou as diferentes atribuições da ABEn-SC e do Coren/SC. “Enquanto o Coren/SC tem o papel de fiscalizar o exercício ético-profissional para que o estabelecido em lei seja cumprido; a ABEn desempenha a tarefa de desenvolver eventos técnico-científicos para atualização e capacitação profissional. Apesar das diferentes atribuições, atuamos de modo articulado para fortalecer as lutas da Enfermagem”, detalhou.

Fonte: Unisul Tubarão com adaptações do Coren/SC