Enfermeiros Fiscais do Coren/SC ensinam Dimensionamento de Pessoal na Semana Brasileira de Enfermagem

Com exercícios práticos, os Enfermeiros Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) estão ensinando estudantes de Enfermagem e Enfermeiros a realizarem os cálculos para Dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde.

“Executar o Dimensionamento de Pessoal consiste na adequação quantiqualitativa do quadro dos profissionais de Enfermagem baseando-se fundamentalmente nas legislações que norteiam o exercício da profissão”, explicou o Enfermeiro Fiscal Manoel Rogério dos Santos Júnior. “O Dimensionamento é essencial para a qualidade da assistência da Enfermagem, sendo um importante aliado para os gestores, profissionais de saúde e para a própria população”, complementou a Enfermeira Fiscal Mariana Zabotti da Silva.

A atividade integra a programação da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem e além do dia 14 de maio, ocorrerá em outras duas datas (17 e 20 de maio) na sede do Coren/SC, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e on-line.

As Conselheiras do Coren/SC Jaçany Borges Prudente e Janete Elza Felisbino deram as boas-vindas aos participantes. “O tema deste ano da Semana Brasileira de Enfermagem é sobre Consciência Profissional. E Consciência Profissional refere-se ao saber. Saber o que se está fazendo, para quem e por quê. Aprender sobre Dimensionamento não significa só fazer cálculos, mas ser um parceiro para exigir que o estabelecido em lei seja cumprido”, citou a Técnica de Enfermagem Jaçany Borges Prudente. “Conhecer sobre a legislação possibilita aos profissionais de Enfermagem lutarem pelos seus direitos e seguirem os deveres e responsabilidades”, complementou a Enfermeira Mestre Janete Elza Felisbino.

DSC00336

Os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC abordaram as ações indispensáveis para o Dimensionamento, são elas: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Sistema de Classificação de Pacientes (SCP). Para realizar o dimensionamento, também é necessário: controlar ausências dos profissionais diariamente para calcular o Índice de Segurança Técnica (IST), controlar a quantidade de pacientes crônicos (PCI ou PCSI) e com mais de 60 anos sem acompanhante; controlar quantidade de recém-nascidos e menores de 6 anos com e sem acompanhante; controlar o número de profissionais atuando na unidade com 50 anos ou mais e fazer a média de noventa dias de classificação diária de pacientes.

Os palestrantes explicaram que é preciso realizar o dimensionamento para revisão do quadro de profissionais das unidades assistenciais pelo menos uma vez ao ano ou ainda para planejar o quadro para ampliação ou redução da capacidade instalada.

Fundamentados pela Constante de Marinho, apresentada na Resolução Cofen nº 293/2004, os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC detalharam a equação e como encontrar os valores para o cálculo. Depois de tudo explicado, foi a vez dos participantes resolverem os exemplos disponibilizados.

DSC00363

Para a Enfermeira Larissa Marques, do Laboratório Santa Luzia, o curso foi muito proveitoso. “Eu já tinha conhecimento do Dimensionamento desde a época da faculdade, mas aqui pude me qualificar muito mais ao tirar dúvidas e colocando os aprendizados em prática”. A estudante da 7ª fase do Curso de Enfermagem da UFSC, Isabel Amante de Souza, também aprovou a iniciativa. “Esse é o conteúdo que estamos vendo em sala de aula e esse curso complementou os estudos”, disse.