Conselheiro do Cofen Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque ministra palestra na Unibave

“Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”. O tema da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) foi também o assunto da palestra do Primeiro-Secretário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, na 2ª noite de atividades da Semana no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans, no Sul do Estado, no dia 14 de maio.
Gelson Albuquerque é representante de Santa Catarina no Cofen e está participando da ampla programação da 74ª SBEn, organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) com apoio do Cofen e parceria de sindicatos e instituições de saúde e de ensino de todo o Estado.
“Falar da consciência profissional consiste analisar o cenário cotidiano da Enfermagem. Significa ter pleno conhecimento do que está sendo feito. A Semana é oportunidade para atualização, mas também para reflexão. Temos que lutar juntos para enfrentarmos os problemas da profissão, não admitindo déficit de profissionais e outras dificuldades. Temos que denunciar as situações de descumprimento à legislação pertinente à Enfermagem ao Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), que tem executado muito bem o seu papel de órgão fiscalizador do exercício ético-profissional. Recentemente, o Coren/SC instaurou ação civil pública em função do déficit de mais de 1200 profissionais de Enfermagem em oito instituições estaduais de saúde da Grande Florianópolis”, revelou o Conselheiro Federal, Dr. Gelson Albuquerque.
IMG_7043
O Conselheiro Federal também destacou o papel de cada profissional de Enfermagem para visibilidade das ações.  “O papel social da Enfermagem não precisa ser apenas divulgado, mas também e principalmente praticado por meio da socialização de resultados de pesquisas e ações de assistência à saúde da população”, frisou. Gelson Albuquerque citou os vários projetos fundamentais na área da saúde coordenados pela Enfermagem, como as Campanhas de Vacinação. “Não podemos admitir que a sociedade veja a Enfermagem apenas quando ocorrem os erros, a sociedade precisa saber dos vários acertos diários executados pelos profissionais de Enfermagem, que salvam vidas, dão mais qualidade de vida para as pessoas e previnem doenças, como a erradicação da poliomielite no Brasil: a paralisia infantil, como é popularmente conhecida”, explanou.
Estudantes e profissionais de Enfermagem prestigiaram a abertura que contou com a presença das Presidentes do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e da ABEn-SC, Enfermeira Msc. Maristela Assumpção de Azevedo, bem como da Enfermeira Fiscal do Coren/SC – subseção Criciúma Daiane Leandro Freitas. As Presidentes destacaram as atribuições de cada entidade representativa da Enfermagem. “O Conselho Regional de Enfermagem é o órgão que fiscaliza, disciplina e normatiza, com apoio do Cofen, o exercício ético-profissional. Cabe, portanto, ao Coren fiscalizar as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para o disposto em lei seja cumprido. Um exemplo é a Resolução Cofen nº 293/2004, que fixa e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde”, explicou a Presidente do Coren/SC. “A ABEn-SC, entidade representativa da Enfermagem de cunho científico, cultural e político, desempenha a tarefa de desenvolver cursos, palestras, simpósios com o apoio de instituições parceiras”, contou a Presidente do Coren/SC.
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unibave, Karla Pickler Cunha, a presença dos representantes das entidades representativas da Enfermagem na instituição aproxima os estudantes dessas instituições. “Receber esses três ícones da Enfermagem catarinense: Gelson, Felipa e Maristela no 2º dia de atividades da Semana Brasileira de Enfermagem, na Unibave, aproxima os estudantes das entidades de classe e mostra o quão importante Cofen, Coren/SC e ABEn-SC são para a profissão”, explicou.
IMG_7090