Semana Brasileira de Enfermagem atualiza Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem sobre práticas e legislações

Abertura oficial será na segunda-feira (13 de maio), às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Mais de 100 atividades em todo o Estado de Santa Catarina marcam as comemorações da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, comemorada anualmente de 12 a 20 de maio. São cursos, palestras, conferências e mesas-redondas preparadas para homenagear os profissionais de Enfermagem pelo Dia dos Enfermeiros (12 de maio) e dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio).

Sob a temática “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”, a programação da Semana representa oportunidade para os mais de 45 mil profissionais de Enfermagem refletirem sobre a profissão e aprimorarem os conhecimentos. As atividades também focam nos estudantes dos cursos de graduação de Enfermagem e dos cursos de Técnicos de Enfermagem. Muitas atividades têm inscrições on-line e gratuitas no site: www.corensc.gov.br.

A Semana abre oficialmente na segunda-feira (13 de maio), às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Os destaque da abertura são: 1) Conferência “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”, coordernada pelo Primeiro-Secretário do Cofen, Conselheiro Federal Enf. Dr. Gelson Luiz de Albuquerque, e pela Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Ufsc e Profª do Centro Universitário Estácio de Sá/SC, Enf. Msc. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda; 2) Palestra “Assistência de Enfermagem nas situações de Trauma Cranioencefálico” , ministrada pela Vice-Presidente da ABEn Nacional e Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enf. Msc. Helga Bresciani; 3) Exposição fotográfica “Enfermagem: de Cuidado a gente entende”, que retrata o cotidiano da profissão.

As atividades da 74ª SBEn em Santa Catarina foram desenvolvidas em conjunto pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e parceria de universidades, escolas técnicas de Enfermagem, instituições de saúde e entidades sindicais.

Confira aqui a programação da 74ª SBEn.

Sobre a Semana Brasileira de Enfermagem
Instituída pelo Decreto n° 48.202, de 12 de maio de 1960, a Semana Brasileira de Enfermagem prevê a ampla divulgação das atividades da Enfermagem e a discussão de estratégias para aprimorar a qualidade da assistência à Enfermagem para a população. As datas 12 e 20 de maio são respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Néri, duas precursoras da Enfermagem.

Abertura oficial da Semana Brasileira de Enfermagem
Data: 13/05
Local: Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Florianópolis
9h – Abertura Oficial com Presidente do Coren/SC, Enf. Dra. Felipa Rafaela Amadigi, e Presidente da ABEn-SC, Enf. Msc. Maristela Assumpção de Azevedo