Semana Brasileira de Enfermagem: Encontro com profissionais de Enfermagem do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, esclarece atribuições do Coren /SC e da ABEn-SC

As diferentes atribuições do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn) foram abordadas no encontro de quinta-feira (9 de maio) com os profissionais de Enfermagem do Hospital Santa Catarina, em Blumenau.

601753_527793250615940_1804612873_n (1)

A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, destacou as ações executadas para valorização profissional e qualidade da assistência em Enfermagem. “O Conselho é um órgão de apoio à profissão de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O nosso trabalho está comprometido diretamente com o cumprimento da legislação vigente pertinente à Enfermagem e com a orientação dos profissionais de Enfermagem sobre o exercício ético-profissional”, contou a Presidente do Coren/SC. Amadigi citou que no ano passado o Conselho fiscalizou 100% dos hospitais de grande porte, 82,6% dos hospitais de médio porte, 68,75% dos hospitais de pequeno porte e 61,77% das Secretarias Municipais de Saúde. Também estão sendo desenvolvidas ações para valorização da profissão, como a “Exposição Fotográfica: de Cuidado a Gente Entende”, que retrata o cotidiano dos profissionais nas instituições de saúde.

Já o papel da ABEn-SC foca no aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos para os profissionais de Enfermagem. “A proposta da ABEn é de junção de esforços para promoção de simpósios, congressos, conferências e eventos para atualizar os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem sobre os assuntos de interesse da profissão”, explicou a Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Maristela Assumpção de Azevedo. A ABEn-SC conta com núcleos em diversas regiões do Estado. “Em Blumenau, o Núcleo Blumenauense de Enfermagem (NEB) está organizando Câmaras Técnicas por áreas de conhecimento, objetivando a discussão sobre questões práticas do cotidiano profissional”, destacou a Presidente do Núcleo ABEn, em Blumenau, Enfermeira Talita Piccoli.

“Só tenho a agradecer a equipe do Coren/SC e ABEn-SC pela presença. São instituições que representam a Enfermagem no Brasil e temos que continuar andando juntos para fortalecimento da nossa categoria. Sabemos que o Conselho não é somente o órgão fiscalizador, e sim nosso parceiro”, avaliou o Diretor Assistencial do Hospital Santa Catarina, Enfermeiro Ernandi Seering Palmeira.

O Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, abordou a necessidade da participação dos profissionais de Enfermagem engajar-se nas lutas da Enfermagem e divulgarem as experiências exitosas na área. “A Enfermagem tem muitas ações que merecerem visibilidade. Cabe a cada um de vocês informarem essas ações para a Assessoria de Comunicação das próprias instituições para divulgarem as práticas de sucesso”, comentou.

944121_527793000615965_1661736052_n

A atividade no Hospital Santa Catarina integra a programação da Semana Brasileira de Enfermagem, que está sendo realizada em todo o Estado no mês de maio. Uma promoção do Coren/SC e da ABEn-SC com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e parceria de diversas instituições de ensino, saúde, entidades sindicais, universidades e escolas técnicas. O encontro reforçou o convite para que os profissionais de Enfermagem da região participassem da Semana na região de Blumenau.

Programação Semana Brasileira de Enfermagem em Blumenau
II Encontro Blumenauense de Enfermagem – Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida

Instituições: Uniasselvi, Furb, Unimed, HSC, Núcleo ABEn Blumenau e Coren/SC
09/05
Local: Teatro Michelangelo Uniasselvi
18h – Abertura “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”. Enf. Dra. Felipa Rafaela Amadigi – Presidente do Coren/SC e Enf. Msc. Maristela A. de Azevedo – Presidente da ABEn-SC
20h – Mesa-Redonda: “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”. Enf. Dr. Gelson Luiz de Albuquerque – 1ª Secretário do Cofen; Enf. e Bacharel em Direito Júlio César Soares; Enfa. Dulcinéia Veras Ghizoni. Moderadora: Enfa Daniela C. de Andrade Lourenção.
21h30 – Coquetel

10/05 Local: FURB – Campus 1, Bloco D
8h às 18h – Minicursos: “ECG: apoio diagnóstico para o gerenciamento do cuidado de enfermagem” (Enf. Ketly Branco); Aleitamento Materno: manejo clínico, escuta e sensibilidade (Enf. Margot Friedmann Zetzsche)

13/05
9h30 – Palestra – Estomaterapia: Especialidade em Ascensão. Local: Auditório CEPAS – Unimed.
19h30 – Palestra – Cuidados de Enfermagem nas Cirurgias Plásticas. Local: CTS – Centro Técnico de Saúde
14/05 14h – Palestra – Empoderamento Profissional, Piso Salarial e 30 Horas. (Representante do Coren/SC, Enf. Msc. Helga Bresciani). Local: Auditório da Biblioteca Furb 19h – Palestra – Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher.Local: CTS – Centro Técnico de Saúde 15/05
14h – Palestra: O papel do Auxiliar e Técnico de Enfermagem no Processo de Cuidar. Local: Auditório IEP – HSC
19h – Palestra – Segurança do Paciente (Enf. Rodrigo Massaroli) 20h30 – Palestra – Consciência Profissional. Local:Teatro Michelangelo Uniasselvi

16/05
13h30 – Palestra – Enfermagem: ser feliz ou ter razão. Local: Auditório A-04 Uniasselvi campus 1.
16h – Palestra “A Enfermagem no Cuidado com a Vida: reflexões do ser enfermeiro”. (Enf Solange Wink). 20h – Jantar de Confraternização

17/05
9h – Palestra – O Papel da Equipe de Enfermagem no Controle de Infecção.
14h – Palestra – Central de Materiais e Esterilização: O Que Muda com a RDC 15. 16h – Palestra – Tragédia SantaMaria: Vivência do Profissional de Saúde. Local: Auditório IEP – HSC