Semana Brasileira de Enfermagem discute, em Rio do Sul, valorização profissional e motivação para o trabalho

DSC00225

Mesmo antes de abrir oficialmente a Semana Brasileira de Enfermagem, diversas atividades já estão acontecendo no Estado.

Em Rio do Sul, a programação começou nesta quarta-feira (8 de maio) com palestra da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, sobre “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida. Motivação para o Trabalho”. “Os profissionais de Enfermagem são essenciais para os serviços de saúde. Nós, profissionais de Enfermagem, somos responsáveis pelo Programa de Saúde de maior sucesso no país: o de Imunização. Em cada vacina aplicada, estamos prevenindo doenças. A erradicação da poliomielite no Brasil, popularmente conhecida como paralisia infantil, por exemplo, é resultado do nosso trabalho”, enfatizou a Presidente do Coren/SC.

A palestra orientou estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e profissionais de Enfermagem do Hospital Regional do Alto Vale sobre as atribuições do Coren/SC e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e explicou os trâmites para aprovação dos projetos de interesse da Enfermagem, como o Projeto de Lei para regulamentação da jornada de trabalho de 30h semanais para a categoria (Projeto de Lei n° 2295/2000) e do Piso Salarial Nacional (Projeto de Lei n° 4924/2009). “O Projeto de Lei que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais já passou por todas as comissões e agora aguarda a colocação do projeto na Ordem do Dia na Câmara Federal para votação e aprovação. Já o Projeto de Lei que trata do Piso Salarial Nacional já foi aprovado por duas comissões na Câmara Federal e aguarda Parecer na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), depois disso terá que ser inserido na Ordem do Dia para votação e aprovação”, esclareceu a Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Questionada sobre o conteúdo da palestra, a estudante do curso de Enfermagem, Josiane Dreger, respondeu que adorou. “Eu trabalho como Técnica de Enfermagem do Hospital Waldomiro Collautti, de Ibirama, e realmente essa explanação aprofundou nossos conhecimentos sobre a atuação do Conselho e as lutas da Enfermagem, especialmente sobre a questão da regulamentação da jornada de 30h”, avaliou.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unidavi, Rosemere Geremias Farias, também considerou fundamental a palestra para os estudantes. “Foi muito esclarecedora. A presença da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem aqui na Unidavi aproxima a realidade acadêmica com a do mercado e também possibilitou aos participantes perguntarem e terem as dúvidas esclarecidas pela Presidente do Coren/SC”, citou.

O Reitor da Unidavi, Professor Célio Simão Martignago, destacou a importância da humanização das ações e a motivação para o trabalho. “Nós somos responsáveis pelo nosso sucesso. Desejo que aproveitam bastante essa Semana, que intensifica os estudos sobre Enfermagem”. As atividades da Semana Brasileira continuam na próxima semana com uma atividade a cada dia. Em Rio do Sul, também estão previstas atividades pelo Senac nos dias 15, 16 e 17 de maio.

Rio do Sul
Instituições: Coren/SC, Aben-SC e Faculdade Unidavi
Local: Auditório da Faculdade Unidavi
9h – Palestra “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida: Motivação para o Trabalho”. (Presidente do Coren/SC, Enf. Dra. Felipa Rafaela Amadigi)
Minicursos. Local: Auditório do HRAV
13/05 – 9h – Minicurso “Úlcera por pressão e o cuidado de Enfermagem”.
14/05 – 15h – Minicurso “Sistematização da assistência de Enfermagem – ferramenta para
organização do processo de trabalho”.
15/05 – 9h – Minicurso “Assistência de Enfermagem a pacientes em diálise”
16/05 – 15h – Minicurso “Cuidado de Enfermagem em punção venosa”
17/05 – 9h – Minicurso “O papel do Enfermeiro na assistência de Enfermagem ao paciente em
situação de Urgência e Emergência”

Instituição: Senac
15/05 – 19h às 22h30 – Palestra “Importância e a Valorização do Técnico em Enfermagem como
membro de uma equipe multidisciplinar”. (Conselheira do Coren/SC Enf. Dra. Judite H.
Bertoncini). Local: Sala 5 do Senac Rio do Sul
16/05 – 19h às 22h – Palestra Motivacional. Local: Sala 5 do Senac Rio do Sul
17/05 – 19h às 22h – Programação Surpresa. Local: Miniauditório Senac Rio do Sul