Coren/SC – Subseção Lages toma providências sobre festa que utilizava imagens pejorativas no cartaz

Assim que o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) tomou conhecimento da utilização de imagens que denegriam os profissionais de saúde no cartaz da Festa da UTI, realizada no final de abril no município de Lages, a subseção do Coren/SC contatou o organizador da festa para explicações e retratações.

Apesar de a festa já ter acontecido quando o Conselho teve ciência da situação, o Coren/SC considerou essencial orientar o organizador para retirada dos materiais de divulgação, esclarecimento do papel dos profissionais de Enfermagem e dos problemas gerados por associação dessas imagens pejorativas com os profissionais de saúde.

Na reunião na subseção do Coren/SC em Lages, dia 30 de abril, o organizador da Festa justificou que de maneira alguma pretendeu caracterizar as performances como profissionais de Enfermagem e que não havia identificado a dimensão do problema. Ele pediu desculpas e se comprometeu a realizar a retratação e reafirmar o pedido de desculpas publicamente nos meios de comunicação em 5 dias. O organizador informou que já deletou as imagens da rede social Facebook.

Para oficializar o cumprimento dessas ações assumidas com o Conselho, o Coren/SC estabeleceu um Termo de Ajustamento de Conduta com o organizador do evento.

Deste modo, o Coren/SC reafirma o compromisso da instituição em lutar pela valorização profissional e lembra que denúncias sobre situações contrárias à legislação pertinente à Enfermagem podem ser feitas pela Ouvidoria do Coren/SC, no site: www.corensc.gov.br.